PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GILVANEIDE NUNES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILVANEIDE NUNES DA SILVA
DATA: 30/09/2023
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Educação (sala virtual)
TÍTULO: ¡NOSOTROS HABLAMOS ESPAÑOL Y QUEREMOS ESTUDIAR! Direitos Humanos e inclusão educacional em crianças migrantes e refugiadas na Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Direito à educação. Crianças migrantes. Infância.
RESUMO: migrantes e refugiadas, tendo como recorte espacial o Estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de campo que será realizada com os professores - que estão trabalhando ou trabalharam com alunos refugiados - coordenadores e gestores escolares no Estado da Paraíba. O objetivo deste será investigar a efetividade do direito à educação postulado na legislação brasileira e nos documentos oficiais presentes nos Conselhos Estaduais e Municipais de Educação que regem o ensino para alunos refugiados no Brasil, sob a óptica dos professores e gestores, bem como busca compreender como as crianças migrantes estrangeiras vivenciam os espaços e constituem suas autorias no mundo, sobretudo, nos espaços educacionais – lugar de aprendizagem. Interroga-se: Como as crianças, produtoras de cultura, cotejam novas compreensões de infância e de espaço para os que aqui estão? Como as crianças são inseridas e acolhidas nos espaços educacionais e realizam seus processos de aprendizagem?. A proposta é estabelecer aproximações com o campo da Infância, a partir dos movimentos migratórios nos últimos anos na Paraíba, especialmente na região metropolitana. Neste sentido, é preciso considerar histórias que constituem as ideias de criança, infância, espaço e migração, principalmente no campo pedagógico. No que diz respeito ao referencial teórico Vigotski, Deleuze e Spinoza subsidiaram compreensões do desenvolvimento humano. Kohan, Ariès, Kant fundamentaram as discussões sobre crianças, infâncias e geografias. Massey, Lopes e Vasconcellos cuidarão da dimensão espacial do desenvolvimento humano e nas discussões sobre o espaço e a Geografia da Infância. O início da proposta metodológica compreende o processo de leitura de documentos que regem a Educação para alunos refugiados; e de levantamento dos dados, através da distribuição de questionários elaborados no Google Forms (que serão enviados nos e-mails institucionais), posteriormente realizar-se-á entrevista semiestruturada. Após a devolução com as respostas, separar-se-á os dados em categorias e aplicará os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos no projeto. Depois disso, analisará e discutirá os resultados, apresentando-os, assim, reflexões, desafios e recomendações para que se possa expandir o tema; para que se proporcione a criação de políticas públicas que atendam efetivamente os direitos educativos e humanos dos estudantes refugiados venezuelanos no Brasil e na Paraíba.
Presidente - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES