PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ZENILDO JOSÉ BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ZENILDO JOSÉ BARBOSA
DATA: 29/09/2023
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Educação (sala virtual)
TÍTULO: O PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA E O TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO LOURENÇO DA MATA/PE
PALAVRAS-CHAVES: olíticas Educacionais. Alfabetização. Gestão por Resultados. Performatividade. Trabalho Docente. Materialismo histórico-dialético. Pedagogia histórico-crítica.
RESUMO: O presente projeto de tese tem o objetivo de analisar a política do Programa Criança Alfabetizada (PCA) no município de São Lourenço da Mata/PE, investigando as possíveis contradições existentes no PCA e como ele se materializa no trabalho pedagógico dos (as) docentes. Buscaremos analisar o contexto histórico do surgimento do Estado Capitalista neoliberal e a Nova Gestão Pública na educação (NGP); compreender o surgimento das avaliações em larga escala e seus índices que mensuram o desempenho educacional; apontar os fundamentos políticos, sociais e econômicos que deram origem ao PCA; compreender como os sujeitos envolvidos (gestores, coordenadores e professores) percebem o PCA e investigar como o trabalho pedagógico relacionado ao PCA é desenvolvido na escola. A pesquisa se constituirá em revisão bibliográfica, análise documental e análise de conteúdo dos componentes que formarão nossas categorias de pesquisa. A metodologia dessa pesquisa é de natureza qualitativa integrada ao materialismo histórico-dialético, dialogando com outros teóricos e com a Pedagogia Histórico-Crítica. A coleta de dados envolverá entrevistas semiestruturadas em duas escolas municipais. A discussão sobre as consequências da implantação da Gestão por Resultados (GR) na educação pernambucana, articula-se ao debate mais amplo das reformulações políticas e econômicas neoliberais vivenciadas no Brasil ao longo dos anos 1990 e 2000, no qual ficou evidenciado a precarização do trabalho pedagógico docente em virtude da cultura da performatividade que pode estar trazendo prejuízos à formação integral dos estudantes e à qualidade da educação pública.
Presidente - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA