PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DÁRIO PEREIRA JOÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DÁRIO PEREIRA JOÃO
DATA: 17/10/2023
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
TÍTULO: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO MESTRE DE CAPOEIRA NA DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR E DE ENFRENTAMENTO AO RACISMO
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Capoeira Angola. Educação Popular. Mestre. Combate ao Racismo
RESUMO: O presente trabalho dissertativo tem como foco a análise do saber na/da roda de Capoeira Angola no processo de formação do mestre de capoeira numa perspectiva da Educação Popular e de combate ao racismo. Para tal, foram eleitos os seguintes objetivos específicos: a) identificar quais os saberes/fazeres exigidos para a formação do mestre de capoeira na década de 2000, a partir dos princípios capoeirísticos; b) compreender como aconteceu o processo de transformação do mestre de capoeira para o mestre-educador de capoeira atual numa perspectiva da Educação Popular; e c) refletir com o mestre contribui na melhoria da educação das relações étnico-raciais de negros e não-negros e de combate ao racismo a partir da memória, oralidade e corporeidade da capoeira. A pesquisa foi do tipo qualitativa com a abordagem de pesquisa participante, na qual me insiro no universo pesquisado. A pesquisa foi dividida em três momentos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa participante. Serão utilizadas para a coleta de dados o diário de campo e a técnica da entrevista semiestruturada. O autor realizará entrevistas semiestruturadas com quatro mestres e uma mestra de Capoeira Angola: Norival Moreira de Oliveira (Mestre Nô), fundador do Grupo Capoeira Angola Palmares, Salvador, Bahia; Lázaro dos Prazeres dos Santos (Mestre Lázaro), fundador do Grupo de Capoeira Angola Guerreiro de Palmares, Salvador, Bahia; Marcos Antônio Batista (Mestre Sabiá), fundador do Grupo de Capoeira Badauê, Campina Grande, Paraíba; Joseane Pinheiro Côrrea (Mestra Jô), do Grupo Capoeira Angola Palmares, Florianópolis, Santa Catarina e Marcos Antônio Santos Silva (Mestre Marcos Baiano), Maceió, Alagoas também do Grupo Capoeira Angola Palmares. Faremos uma análise temática do conteúdo das falas dos/das metres/a tomando como referência os aportes teóricos e práticos da educação popular, da pesquisa participante e da Capoeira Angola. Os resultados pretendem apontar as contribuições do processo de formação do mestre de capoeira na perspectiva da educação popular que apresentará possíveis considerações a partir de um dado momento no tempo e no espaço que não pretende ser a única resposta à pergunta inicial, mas a relação do/a mestre/a e da Capoeira Angola para a educação antirracista, a afirmação positiva da identidade negra para pessoas negras e não negras e de combate ao racismo.
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO