PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RUMMENING MARINHO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUMMENING MARINHO DOS SANTOS
DATA: 27/10/2023
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: TRAJETÓRIAS DE SUCESSO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
PALAVRAS-CHAVES: Políticas de Educação Especial. Sucesso escolar. Atendimento Educacional Especializado. Pessoas com deficiência visual.
RESUMO: Esta tese está vinculada à linha de pesquisa Políticas Educacionais, do Programa de Pós- graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A pesquisa se direcionou ao estudo das trajetórias de sucesso escolar das pessoas com deficiência visual, partindo do seguinte questionamento: como pessoas com deficiência visual que vivem em situação de práticas educativas excludentes conseguem obter sucesso escolar? Para investigar essa problemática, temos como objetivo, compreender como pessoas com deficiência visual conseguem obter sucesso escolar em contexto de desigualdade social. Para alcançar este objetivo, traçamos os seguintes objetivos específicos: i) Conhecer trajetórias de sucesso de pessoas que vivem em situação de práticas educativas excludentes e conseguem obter sucesso escolar; ii) Refletir sobre a história e legislação das políticas de Educação Especial, materializada pelo serviço de Atendimento Educacional Especializado para pessoas com deficiência visual; iii) Analisar as atitudes intencionais ou não intencionais de agentes internos e externos que possibilitaram o sucesso escolar na visão dos sujeitos da pesquisa; iv) Destacar as motivações e os anseios que influenciaram os sujeitos da pesquisa a despertarem para os estudos; v) Identificar formas, ações e estratégias utilizadas pelas pessoas com deficiência visual capazes de contribuir com sua autonomia e independência em favor do sucesso escolar. Assim, defendemos a tese que é possível para as pessoas com deficiência visual, que vivem em contextos de desigualdade social obterem sucesso escolar e profissional, rompendo com a tendência de manutenção das classes sociais e de conquista dos diferentes tipos de capital por meio do estudo. Além disso, que o fracasso escolar não deve ser visto como determinante, mas como resultado das condições desiguais de oportunidades no acesso, permanências e participação na escola e na vida social. Em relação aos pressupostos epistemetodológico, adotamos a perspectiva epistemológica do pluralismo (Coutinho, 1991), o posicionamento epistemológico na perspectiva crítica da sociologia do improvável (Lahire, 1997; Bergier; Xypas, 2013; Xypas; Santos, 2014) e o enfoque epistemetodológico da pesquisa qualitativa (Minayo et al., 2002) e da pesquisa narrativa, por meio do método (auto)biográfico das histórias de vida das pessoas com deficiência visual biográficas (Bolivar, 2012; Connelly; Clandinin, 2011; Ferrarotti, 2014; Chizzotti, 2014). O procedimento de coleta dos dados será por meio da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e da pesquisa de campo. A pesquisa adotará a observação e as entrevistas abertas como instrumentos de coleta dos dados e como forma de análise das narrativas (auto)biográficas, o método de Análise de Conteúdo de Bardin (2021).
Presidente - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO