PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: SIMONE FERNANDES DA SILVA

DISCENTE: SIMONE FERNANDES DA SILVA
DATA: 29/02/2016
LOCAL: PPGE
TÍTULO: Cidadania e Formação Profissional de Mulheres: uma análise do Programa Mulheres Mil no município de Guarabira/PB
PALAVRAS-CHAVES: Mulheres Mil, Educação, Cidadania, Formação Profissional.
ÁREA: Educação
RESUMO: No cenário contemporâneo, tem-se ampliado as discussões sobre gênero na sociedade, tendo destaque no Brasil durante a fase de transição e redemocratização com a conquista da Constituição Federal promulgada em 1988 e de ações de políticas para as mulheres. No entanto, sabe-se que, culturalmente, e por vezes reforçado no ambiente escolar, ocorre distinção no tratamento direcionado a homens e mulheres na sociedade. Uma problemática construída ao longo da história, a segregação entre o que é “coisa de mulher” e “coisa de homem”. As demandas de gênero relacionadas à educação e ao mundo do trabalho e da cidadania ao longo do Século XXI possibilitou a criação do Programa Mulheres Mil no bojo do Ministério da Educação, articulando os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Voltado para um público específico, o Programa Mulheres Mil visa promover a formação educacional, profissional e cidadã de mulheres, vítimas de uma sociedade excludente, em situação de pobreza e vulnerabilidade social. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo analisar a formação profissional efetivada no Programa Mulheres Mil no Município de Guarabira/PB, seus impactos para inclusão no mundo do trabalho e da cidadania de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Para tanto, esse estudo foi realizado sob o enfoque da Pesquisa Social, a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa, numa perspectiva analítico-crítica. A metodologia aplicada foi dividida em três momentos: levantamento da bibliografia publicada acerca do assunto abordado neste trabalho; análise documental dos Planos de curso das turmas que constituíram os sujeitos da pesquisa de campo. O instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista, realizada com 5 (cinco) docentes e vinte (vinte) egressas que no processo de análise foram submetidas à técnica da análise de conteúdo. Como resultado, constata-se como o programa Mulheres Mil no município de Guarabira, vem atender uma demanda emergente de formação profissional e cidadã e na melhoria da qualidade de vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Interno - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Externo ao Programa - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES