PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ALCIDESIO OLIVEIRA DA SILVA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALCIDESIO OLIVEIRA DA SILVA JUNIOR
DATA: 15/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto, via RNP
TÍTULO: A MAGIA QUE SEDUZ E NOS FAZ SONHAR... CURRÍCULO-IMAGEM NOS CINEMAS LATINO-AMERICANOS
PALAVRAS-CHAVES: Estudos Culturais da Educação; Filosofias da Diferença; currículo; masculinidades; cinema.
PÁGINAS: 251
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: Esta pesquisa objetivou cartografar as linhas de produção de masculinidades no currículo-imagem dos cinemas latino-americanos contemporâneos, com base no caldeirão mágico das teorias pós-críticas de currículo. A tese é a de que modos de masculinidades em devir-mulher têm sido incitados e produzidos na contemporaneidade, em meio a experiências estéticas potentes na educação do sensível para as diferenças de gênero e sexualidade. Algumas perguntas, pois, guiaram-me na empreitada de compor e escrever com os encantos da arte esta pesquisa: quais movências podem ser provocadas em nós por meio do encontro com a magia do cinema? o que pode um currículo-imagem ao sublinhar modos outros de masculinidades? Por meio do método da cartografia, inspirado na Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari, voltei-me a filmes latino-americanos como Retablo (Peru), Pelo Malo (Venezuela), Boi Neon (Brasil) e Tatuagem (Brasil) para acompanhar os fluxos de constituição de subjetividades de gênero e de sexualidade nestes currículos. O agenciamento entre as películas, as teorias curriculares pós-críticas e este pesquisador produziram desdobramentos de um currículo-imagem que nos ensina através dos afetos com as imagens: 1) em Retablo, um currículo-moldura hábil no enquadramento sufocante das diferenças convive com um currículo-amoroso que sob o signo do amor emerge da precariedade; 2) em Pelo Malo, devires-criança são desatados na imaginação de um outro mundo em um currículo-sonho; 3) em Boi Neon, há uma difusão de novas espacialidades em um nordeste que se aproxima do currículo-neon; e 4) Em Tatuagem, o currículo-desbunde, fruto de uma experiência contracultural, é força mobilizadora para uma transformação de si mesmo. Tais resultados, centelhas de magia e cinema, apontam para novas configurações de masculinidades que são ensinadas nas experiências estéticas com currículos-imagem contemporâneos, operadores de signos que fazem reluzir as diferenças. Concluo que o devir-mulher, como força estético- existencial que pode atravessar as masculinidades latino-americanas, incita desestabilizações dos locais de produção de desejo e das identidades de gênero valorizadas pela heteronormatividade, degelando a Forma-Homem em prol de uma multiplicidade de experiências de masculinidades.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1501013 - MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Externo ao Programa - 028.072.226-50 - FABIANA SOUTO LIMA VIDAL - UFPE
Externo à Instituição - CAMILO DARSIE DE SOUZA
Externo à Instituição - TIAGO DUQUE