PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ANA MARIA BARBOSA DA SILVA

DISCENTE: ANA MARIA BARBOSA DA SILVA
DATA: 19/12/2023
LOCAL: https://meet.google.com/bmo-rgkx-hrc
TÍTULO: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA CONSTRUÇÃO DO “SER PROFESSORA” NA ESCOLA SACRAMENTINAS EM AMARGOSA/BA (1953-1973)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação; Educação feminina; Ginásio Santa Bernadete, Amargosa/BA.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: O objetivo desta pesquisa é investigar a construção de identidade de mulheres que estudaram no Ginásio Santa Bernadete e se tornaram professoras, na cidade de Amargosa/BA, no período entre 1953 e 1990, a partir do referencial de valorização do “ser boa professora”. Tal representação atinge a comunidade de Amargosa como um todo. Essas professoras, ex-alunas da Escola das Sacramentinas, tornam-se referências quando o assunto é ensino de qualidade, pelo fato de ao se formarem, retornaram ao Ginásio na condição de professoras e terem ensinado em escolas da cidade. As discussões foram realizadas utilizando como recorte o período histórico que vai de 1953 a 1990. Este recorte temporal foi estabelecido considerando o período em que a instituição iniciou a oferta do Curso Pedagógico para alunas da cidade de Amargosa e região (1953) e o ano e que a professora que é fio condutor desta pesquisa esteve ativa no mercado de trabalho (1990). A análise é atravessada pelas questões de gênero, tendo em vista que a educação feminina no Brasil é fortemente marcada pelas relações de gênero. A problematização se ancora em autoras como Louro (2014), Passos (1999) e outras pesquisadoras da temática educação feminina. Alguns conceitos são fundamentais, entre eles memória e identidade. A História Oral constitui a abordagem metodológica, pois a partir dela temos a oportunidade de ouvir e compartilhar memórias das depoentes, dar sentido às experiências vividas, e ainda valorizar a experiência humana individual ou coletiva. Além das entrevistas, a dissertação se apoia na análise de documentos encontrados no arquivo da escola e outras fontes primárias.
Presidente - 1679249 - SURYA AARONOVICH POMBO DE BARROS
Interno - 3212476 - ALINE DE MORAIS LIMEIRA