PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: IVANEIDE SOUSA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVANEIDE SOUSA DOS SANTOS
DATA: 19/12/2023
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)
TÍTULO: LIBERDADE ENTRE CARTAS, PALAVRAS E CONVERSAS: UM MOVIMENTO PEDAGÓGICO DE CORRESPONDÊNCIAS, ENTRE OS MUROS DE UMA PENITENCIÁRIA DE SEGURANÇA MÁXIMA-JOÃO PESSOA-PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular, Privados de Liberdade. Educação. Pandemia da COVID19
RESUMO: Em meio a pandemia e as condições precárias de sobrevivência no presídio, o projeto de Extensão Popular “ Entre-nós: Cartas, palavras e conversas”, surge como um desafio emancipador de resgate ao gênero textual carta, cujo a finalidade é possibilitar práticas de leitura e escrita. Pretende-se ter como problema da pesquisa: Entre Cartas, Palavras e Conversas: Um movimento Pedagógico de Correspondências entre os muros de uma penitenciária de Segurança Máxima: As práticas de leitura e escrita de cartas possibilitaram a expansão da leitura de mundo? De que forma a escrita das cartas potencializou os discursos e o significado de liberdade? Buscamos averiguar a ação de troca de cartas como ação de resistência aos discursos equivocados que negam a condição humana da pessoa que está presa, percebeu-se que esta ação possibilitou a promoção do acesso ao direito humano à educação e algum tipo de comunicabilidade. A presente pesquisa buscou analisar as cartas escritas por homens privados de liberdade que atravessaram um momento de pandemia, e que além do isolamento já experienciado, foram privados de visitas e do direito à educação. Tem-se como percurso metodológico, abordagem qualitativa, e utiliza a técnica de análise de conteúdo, para levantamento das cartas escritas pelos correspondentes "intramuros" (participantes em situação de privação de liberdade), relatos dos homens presos e o levantamento bibliográfico. Inicialmente foram lidas 50 cartas, de um universo de 113 cartas. E para análise da presente pesquisa, foram escolhidas 27 cartas, baseadas nos livretos dos seguintes temas: De onde vim? Onde Estou? e Para onde vou?. Os livretos supracitados foram planejados e produzidos em equipe, pensando Educação de Jovens e adultos, dentro de um contexto de situação prisional. Observamos que a carta facilitou a relação com correspondentes que não têm relação com o crime. Nas análises das cartas identificamos elementos que foram fundamentais para mediar essa relação de correspondentes intra e extramuros, como por exemplo: Família, religião, trabalho. Observamos também que os participantes presos, passaram a desenvolver os diálogos e a sinalizar seus direitos com mais propriedade, a partir desse movimento de troca de cartas.
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO