PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MARIA DAS GRAÇAS DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DAS GRAÇAS DE LIMA
DATA: 20/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Programa de Pós-Graduação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
TÍTULO: CORAÇÕES EM PEDRAS: CONFIGURAÇÕES CRIATIVAS E IDENTITÁRIAS DO/A EDUCADOR/A EMOCIONAL NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB
PALAVRAS-CHAVES: Identidade; Criatividade; Educação Popular; Educação emocional
PÁGINAS: 204
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Teorias da Instrução
RESUMO: Tese de doutorado realizada na linha de educação popular do programa de educação da Universidade Federal da Paraíba. A tese estudou as circunstâncias em que o exercício docente e as práticas formativas e colaborativas realizadas no contexto da Secretaria de Educação da Cidade de Queimadas-PB, viabilizam a construção da identidade do/a professor/a de educação emocional e os processos criativos emergentes no desenvolvimento das competências socioemocionais necessárias para tal função. Parte do pressuposto de que o mundo do trabalho é um importante espaço formativo à medida que possibilita um aprendizado realizado na e pela imersão de práticas e reflexões cotidianas escolares e que a formação continuada permite a emergência de processos criativos e identitários inovadores no que se refere à Educação Emocional. A dimensão teórica da pesquisa e que alicerça as bases da investigação está estruturada, fundamentalmente, na Teoria de Rolando Toro acerca da construção dos processos identitários. A dimensão metodológica está organizada a partir do estudo de caso, que se desenvolve em torno de um grupo de professores que possuem a responsabilidade de ministrar a disciplina de Educação Emocional na rede municipal de ensino da cidade de Queimadas-PB. Além de entrevistas semiestruturadas, foi utilizado o espaço virtual do dispositivo móvel - de forma específica o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp - como uma estratégia informacional, posto que, o grupo de docentes integra este espaço virtual trocando ideias e experiências. Concluiu-se que a identidade docente do Educador Emocional se constitui individual e coletivamente a partir de um conjunto de conhecimento, experiência e valores compartilhados. Os resultados da tese permitiram afirmar que a criação dos processos identitários dos educadores e educadoras emocional são constituídos por elementos como vivência, ambiente enriquecido, motivação, imaginação e atitude crítica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Externo ao Programa - 338288 - ELISA PEREIRA GONSALVES
Externo ao Programa - 1353258 - FABRICIO POSSEBON
Externo ao Programa - 1734204 - MARCIA RIQUE CARICIO
Externo à Instituição - DORGIVAL GONCALVES FERNANDES
Externo à Instituição - LUIZ GONZAGA GONCALVES
Externo à Instituição - EDUARDO GOMES ONOFRE