PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ROSALINDA FALCAO SOARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSALINDA FALCAO SOARES
DATA: 22/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE
TÍTULO: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS EM TERRITÓRIOS DE LUTA: UMA INTERCONEXÃO COM A EDUCAÇÃO POPULAR.
PALAVRAS-CHAVES: Democracia. Assentamentos Rurais. Educação do Campo. Educação Popular.
PÁGINAS: 248
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO: Este texto doutoral intitulado “Experiências e Vivências em Territórios de Luta: uma interconexão com a educação popular” apresentado a Linha de Pesquisa Educação Popular do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aborda alguns movimentos instituídos na área de conhecimento da educação pública. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. O percurso metodológico tomou por base a construção de fontes orais e visuais, depoimentos, entrevistas, ciclos de debates. O objetivo geral da pesquisa propõe analisar três experiências no campo de conhecimento da educação, em delimitação, a Campanha de Educação Popular(CEPLAR) na década de 1950-1960, o projeto de Gestão de Paulo Freire na Secretaria de Educação Municipal em São Paulo-capital(1989-1992) na interconexão com a experiência da Educação do Campo em Assentamentos Rurais no município de Sapé, estado da Paraíba, na década de 1990.O caminho teórico-metodológico recorreu-se aos fundamentos da Educação Popular na interface com a Pedagogia Freireana, dentre outros expoentes que dialogam com este arcabouço teórico, o que possibilitou aproximar-se dos diversos pesquisadores/as, a exemplo de Arroyo; Caldart; Molina(2009); Beisiegel(1992); Brandão(1984;2002;2016;2019); Carrilho(2013); Calado(2011); Favero(1992); Freire(1991; 1979; 1992; 1996; 1999; 2003; 2005); Méjía(2018); Le Goff(2013); Silva(2003); Stedile(2002). Na trama tecida é possível identificar a interconexão entre as experiências da educação popular na cidade de Sapé com as demais experiências em delimitação na pesquisa, considerando as particularidades de cada uma delas. Os indícios apontam que estas experiências estão interconectadas, sobretudo nas dimensões políticas, econômicas, sociais e culturais, conduzidas por processos democráticos em seus respectivos tempos históricos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Interno - 335827 - MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA
Externo ao Programa - 1177370 - PAULO ROBERTO PALHANO SILVA
Externo à Instituição - WALDECI FERREIRA CHAGAS