PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: PIÊTRA GERMANA CARVALHO DE ANDRADE PORPINO

DISCENTE: PIÊTRA GERMANA CARVALHO DE ANDRADE PORPINO
DATA: 15/02/2024
LOCAL: sala: http://meet.google.com/rgg-zedr-nsf
TÍTULO: A FEDERALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE DA PARAÍBA E A CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO (1960-1964)
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Superior. Federalização. História da Educação.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: Em meio ao cenário heterogêneo do ensino superior brasileiro, as universidades públicas federais ocupam uma posição central na formação de profissionais qualificados e no avanço da ciência no país (SAVIANI, 2010; VASCONCELOS, 2007). A criação de instituições universitárias ocorreu de forma bastante tardia no contexto brasileiro. A partir da década de 1940, a expansão do ensino superior foi notável, sendo a federalização destacada como o principal meio de criar universidades públicas do Estado. Esse mecanismo contribuiu significativamente para a gratuidade de fato do ensino superior público brasileiro, e foi fundamental para a expansão e integração do ensino superior ocorrido durante o período que corresponde a Terceira República (CUNHA, 1983). No contexto paraibano, a federalização foi vital para a "salvação, sobrevivência e desenvolvimento" do ensino superior local. Este trabalho teve como objetivo analisar os significados e desdobramentos da federalização da UFPB entre 1960 e o 1964, utilizando a imprensa, entrevistas coletadas entre 1979 e 1980 no âmbito do projeto “História da UFPB/NDHIR e estatutos da universidade como principais fontes históricas da pesquisa. As fontes foram coletadas em três acervos: Arquivo Central (UFPB); Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR/UFPB); e o Arquivo Histórico do Estado da Paraíba na Fundação Espaço Cultural da Paraíba (FUNESC). A abordagem metodológica incorporou contribuições do Círculo de Bakhtin, com ênfase nos conceitos de dialogismo e ideologia. A análise desses movimentos discursivos e institucionais proporcionou uma reflexão singular sobre a consolidação do ensino superior na Paraíba e aprofundou a compreensão da trajetória da UFPB, uma instituição que mantém sua presença no cenário atual e desempenha um papel de extrema relevância para o estado da Paraíba. Além disso, a pesquisa permitiu avaliar características comuns à formação do ensino superior no Brasil durante a Terceira República (1945-1964), proporcionando uma reflexão sobre a prática da federalização como elemento fundamental no desenvolvimento do ensino superior brasileiro.
Presidente - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO