PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: MARIA DE LOURDES PEREIRA DE LIMA

DISCENTE: MARIA DE LOURDES PEREIRA DE LIMA
DATA: 05/02/2024
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: SIGNIFICAÇÕES DO PROGRAMA EDUCAR PRA VALER (EpV) NA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE MAMANGUAPE NA PARAÍBA: PERCEPÇÃO DOCENTE
PALAVRAS-CHAVES: Palavras chave: Educar pra Valer. Políticas Educacionais. Município de Mamanguape.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO: RESUMO Esta pesquisa se propôs verificar as contribuições de uma política educacional de governo, intitulada Educar pra Valer, doravante EpV, que é um programa da Associação Bem Comum (ABC), tendo como apoiadora a Fundação Lemann. Implementada na rede pública no município de Mamanguape, na Paraíba, nas turmas do Ensino Fundamental no ano de 2019, consiste em diagnosticar, avaliar e melhorar os índices de rendimento, principalmente, na leitura dos estudantes que apresentavam defasagem de aprendizagem nessa categoria por quaisquer motivos. Adota como metodologia a pesquisa qualitativa, fundamentada em autores que abordam o tema em estudo, a exemplo de Andrade (2023), Ball e colaboradores (2021), Barbosa (2022), Dantas e Dantas (2019), Dantas (2021), Francelino e Rebolo (2022), Freitas (2014), Jakimiu (2021), Morosini e Fernandes (2014), Norberto (2022); Pereira (2006); documentos legais como a Constituição Federal - CF (1988), Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN (1996), Plano Nacional da Educação - PNE (2014); e sites institucionais da Associação Bem Comum - ABC (2018), Educar pra Valer (2018; 2022; 2023), Fundação Lemann (2019), Lyceum Consultoria Ltda., entre outros, para subsidiar a pesquisa. Parte-se do pressuposto de que essa política de governo é (re)contextualizada e que se (re)organiza a partir dos processos já existentes e influenciáveis, buscando dar contribuições significativas nesse mesmo viés. Nessa perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as possíveis contribuições do programa Educar pra Valer (EpV), enquanto política educacional para a formação do leitor na idade certa, verificada nas turmas de 5º ano do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal de Mamanguape, em 2022. Para alcançar este objetivo, a pesquisa apresenta como sujeitos participantes 10 (dez) docentes efetivos, distribuídos em 8 (oito) escolas da zona urbana e que atuaram com esse programa em 2022. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o gênero entrevista, com itens contemplando opção de respostas fechadas, abertas e justificadas, alusivas ao programa EpV. Os resultados obtidos, após as análises dos dados, mostraram que os avanços foram em parte contemplados, tendo em vista que o alunado melhorou consideravelmente sua prática leitora. No entanto, para se alcançar os objetivos do programa EpV, a fim de garantir a alfabetização na idade certa e a formação do leitor fluente, os docentes devem priorizar apenas os componentes curriculares que são evidenciados nas avaliações externas – Língua Portuguesa e Matemática. Esse estreitamento curricular promove a mudança de metodologia, fazendo com que o corpo docente perca, em parte, sua autonomia, causando inconvenientes e dificuldades no processo de implantação, sendo constantemente supervisionado em sua rotina, nos cronogramas de atividades, planos de aulas, além de ser avaliado de acordo com os resultados obtidos nas avaliações diagnósticas e formativas, e, principalmente, a somativa, que promove o ranqueamento entre as escolas, causando, também, o desconforto para alguns docentes que não conseguiram alcançar a meta estipulada nas avaliações de larga escala.
Presidente - 273739 - MARIA ZULEIDE DA COSTA PEREIRA
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA