PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: RODRIGO DE OLIVEIRA SANTOS

DISCENTE: RODRIGO DE OLIVEIRA SANTOS
DATA: 28/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/xmz-tjxg-zxw
TÍTULO: FORMAÇÃO DOCENTE E FERRAMENTAS DIGITAIS EM TEMPOS PANDÊMICOS: Desafios e possibilidades
PALAVRAS-CHAVES: Política de formação de professores; contexto pandêmico; ferramentas digitais; educação básica.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: Esta pesquisa propôs analisar as políticas de formação de docentes no contexto da pandemia nos anos finais do ensino fundamental do município de João Pessoa, PB. O contexto pandêmico trouxe imperativos, desafios psicológicos, emocionais e formativos para toda a comunidade escolar. Diante disso, o distanciamento social e o ensino remoto se tornaram formas de minimizar a disseminação do vírus e a alternativa de continuar o ano letivo. Nesse sentido, com a transferência do ensino para o ambiente virtual, os professores se depararam com uma nova realidade que exigiu deles novas posturas pedagógicas. A partir disso, o ensino remoto ancora-se nas ferramentas digitais como forma de tentar superar os desafios postos. Além desses elementos iniciais apresentados, quais foram as políticas de formação de professores para a atuação no ensino remoto durante a pandemia nos anos finais do ensino fundamental no município de João Pessoa – PB? Partindo dessa problemática, percebe-se uma fragmentação nas políticas de formação para atuação do ensino remoto, pois cada município e estado desenvolveu sua própria política de formação, uma vez que, o governo federal demorou para direcionar essa política emergencial. Para fundamentar a política de formação de professores, utilizamos (Albino; Silva, 2019); (Bezerra; Silva; Albino, 2021); (Rocha; Pereira, 2019), para fundamentar as tecnologias digitais, utilizou-se (Adão, 2023). Nossa pesquisa se ancorou em uma abordagem qualitativa, enquanto procedimento, utilizamos no estudo de caso (Yin, 1994; 2010) para entender o contexto complexo e atípico, que foi a pandemia. Além de Yin, utilizamos nos procedimentos técnicos: a pesquisa bibliográfica e documental que subsidiaram nossas análises do ponto de vista normativo (Cellard, 2008); (Richardson, 2017). Os documentos legais que constituíram e embasaram essa pesquisa foram: a (BNC-F, 2019) e o decreto nº 5/2020. Para o nosso referencial teórico-metodológico, utilizou-se a Abordagem do Ciclo de Políticas (Bowe; Ball; Gold, 1992); (Ball; Maguire; Braun, 2021). Para esta pesquisa, utilizamos o contexto da produção de texto com bases normativas e legais e o contexto da prática, onde a interpretação e recriação das políticas acontecem. Para a coleta dos dados, utilizou-se do questionário (Gill, 1999) como ferramenta que reuniu as informações sobre os professores. Para a análise dos dados, a pesquisa fundamenta-se em: (Gestrado, 2020); (Cordeiro, 2020); Galzerano, 2021); (Hobold; Mattos, 2010), esses autores/as, trouxeram elementos que problematizam as políticas emergenciais que surgiram durante a pandemia. Durante a pandemia, percebe-se que as políticas giraram em torno da reorganização e continuidade do calendário escolar. Além disso, observa-se que as implicações da pandemia acertaram em cheio a educação e, consequentemente, as camadas mais pobres. Sob a máxima de que “A educação não pode parar”, os docentes e discentes foram jogados numa realidade cercada de dificuldades, divergências e hostilidade. Para muitos alunos, o ensino remoto não passou de uma falácia, pois a maioria não tinha aparatos, condições subjetivas e nem condições objetivas para participar do ensino remoto emergencial. Por fim, a comunidade escolar de forma abrupta e efêmera, teve sua realidade modificada, ao passo que, tiveram que lidar com os imperativos da pandemia (desigualdades sociais, econômicas e tecnológicas), da crise mundial, do capital e do avanço da ótica neoliberal na educação.
Externo ao Programa - 2026826 - ANGELA CRISTINA ALVES ALBINO
Presidente - 273739 - MARIA ZULEIDE DA COSTA PEREIRA