PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: DIÂNGELA CARDOSO MACIEL

DISCENTE: DIÂNGELA CARDOSO MACIEL
DATA: 28/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/aez-twfh-xwf
TÍTULO: Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil para crianças com necessidades complexas de comunicação
PALAVRAS-CHAVES: Atendimento Educacional Especializado; Comunicação Suplementar e Alternativa; Educação Infantil; Práticas docentes.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: O presente trabalho traz como tema o Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil, considerando que as crianças com necessidades complexas de comunicação precisam ter um apoio específico a fim de exercerem o direito de se tornarem cidadãs plenas e de conquistarem suas habilidades linguísticas para obter sua autonomia e interagirem com outras crianças e com a sociedade em geral. Algumas barreiras encontradas por essas crianças podem ser removidas por meio do uso da Tecnologia Assistiva, especificamente da Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA). Nas escolas públicas, tais crianças têm disponível o serviço do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Assim, o problema desta pesquisa diz respeito à seguinte questão: como ocorre a oferta do Atendimento Educacional Especializado nas instituições de Educação Infantil para crianças com necessidades complexas de comunicação e quais são as práticas docentes que fazem uso da CSA nas salas de Recursos Multifuncionais? O objetivo geral foi o de analisar o serviço do AEE oferecido para crianças com necessidades complexas de comunicação na Educação Infantil, tendo como objetivos específicos: investigar o serviço do AEE e as articulações com as salas de referência da Educação Infantil; e conhecer as ações docentes com o uso da CSA nas Salas de Recursos Multifuncionais. A metodologia se baseou numa pesquisa de campo realizada em três Centros Municipais de Educação Infantil, tendo como técnica de coleta de dados a observação. Assim, foram seis meses de observação acerca do trabalho da professora do AEE junto a dez crianças com necessidades complexas de comunicação. Após a coleta dos dados, estes foram lidos e analisados conforme os critérios da Análise de Conteúdo por meio de cinco categorias de análise: 1 - Planejamento das ações da Professora do AEE; 2 - Uso dos recursos e materiais pedagógicos para a mediação do trabalho pedagógico; 3 - Articulação da equipe escolar com as crianças com deficiência; 4 - Uso dos recursos de comunicação suplementar e alternativa; e 5 - Desenvolvimento das práticas pedagógicas das professoras do AEE. Dentre os principais resultados, destacam-se: a respeito do planejamento das ações pedagógicas, verificou-se que a professora A participou junto com a gestão escolar e os funcionários do planejamento da instituição, e a professora B também participou frequentemente do planejamento da instituição junto com a gestão, com as professoras da sala de referência e as cuidadoras; quanto à organização de recursos, observou-se que a professora B planejou uma diversidade de recursos e materiais pedagógicos; quanto ao papel da equipe escolar e sua articulação com as crianças com necessidades complexas de comunicação, verificou-se que a professora C convidou as cuidadoras para ajudarem-na com os atendimentos do AEE; e quanto ao uso dos recursos de comunicação suplementar e alternativa, apenas a professora A recorreu à prática de recursos provenientes da CSA. Concluiu-se, por fim, que esta pesquisa une Educação Infantil, Tecnologia Assistiva e Ensino-aprendizagem de crianças com necessidades complexas de comunicação, sendo este um longo caminho a ser percorrido para promover qualidade da Educação Especial nas escolas públicas do nosso país.
Presidente - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Externo ao Programa - 2356641 - ELZANIR DOS SANTOS