PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: EDMILSON DA SILVA CABRAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDMILSON DA SILVA CABRAL
DATA: 26/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO: VIVÊNCIAS DAS INFÂNCIAS CAMPONESAS E EDUCAÇÃO DO CAMPO: PERSPECTIVAS NA EMEIEF SENHOR DO BONFIM
PALAVRAS-CHAVES: Infâncias Camponesas; Crianças; Vivências; Educação do Campo.
PÁGINAS: 157
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Pré-Escolar
RESUMO: Esta dissertação de mestrado, vinculada à linha de pesquisa em Educação Popular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, objetivou analisar as especificidades das vivências das infâncias camponesas através das práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças na escola do campo, teve como objeto de estudo as vivências das infâncias camponesas. Defende-se a concepção de criança como sujeito social de pleno direito e de infância enquanto categoria social, que na especificidade do campo caracteriza-se pela multiplicidade e heterogeneidade desse território - infâncias. A metodologia utilizada classifica-se como pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. O campo empírico é a EMEIEF Senhor do Bonfim no município de Sapé/PB, localizada na área de assentamento da Reforma Agrária ocupada pelo MST - o Assentamento Rainha dos Anjos, a instituição educacional oferta as etapas de ensino com atendimento à infância, a saber, Educação Infantil (02 a 05 anos - Creche à Pré-Escola) e Ensino Fundamental (06 a 10 anos - 1º ao 5º ano), os sujeitos colaboradores da pesquisa são as crianças matriculadas na turma multisseriada do 1º e 2º anos e a professora que nela atua, em um total de 12 (doze) crianças e 01 (uma) profissional. Quanto às técnicas utilizou-se, observação participante, entrevista semiestruturada com a docente e oficinas temáticas - desenho e pintura e diário de bordo escolar, com as crianças. A análise e interpretação dos dados respaldaram-se, essencialmente, na perspectiva teórica da Sociologia da Infância, considerando os estudos de Corsaro (2011), Sarmento (2020), Arenhart (2007), Antônio e Tavares (2013, 2019). Diante do exposto, esse estudo permitiu caracterizar as práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças em escola no campo, assim como possibilitou identificar as percepções das crianças camponesas acerca das vivências das infâncias na escola e no território do campo, por fim, acredita-se que tais concepções contribuem para que a escola do campo seja efetivamente compreendida como espaço de oportunização da vivência plena das infâncias, através de um processo educativo constituído, em sua essência, a partir de brincadeiras, interações e contextos lúdicos, e que contemple a realidade dos povos camponeses.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 335827 - MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA
Interno - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE
Externo à Instituição - FERNANDA DE LOURDES ALMEIDA LEAL