PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: HEBELYANNE PIMENTEL DA SILVA

DISCENTE: HEBELYANNE PIMENTEL DA SILVA
DATA: 28/02/2024
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: A docência no interior de Alagoas: reflexões a partir das ideias da professora Maria Mariá (1960-1963)
PALAVRAS-CHAVES: Maria Mariá. Ideias Educacionais. Trabalho Docente. CNEG.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: A pesquisa manteve o objetivo geral de investigar o modo como foi se constituindo a percepção de docência da professora palmarina Maria Mariá, a ser ilustrada em seu envolvimento com a Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG). A professora Maria Mariá de Castro Sarmento, natural da cidade de União dos Palmares (AL) e com ideias analisadas nessa pesquisa, foi estudante na Escola Normal de Maceió durante a década de 1930, e passou a exercer a docência na década de 1940, tornando-se conhecida nacionalmente pelo teor dos textos que passou a divulgar na imprensa alagoana, a partir de 1950, evidenciando a participação na CNEG, por meio das denúncias feitas ao tratamento dado à docência por tal projeto educacional voltado a formação secundária da juventude desvalida interiorana. Nessa direção, os objetivos específicos voltaram-se a: 1) Identificar as características comuns na sociedade interiorana, especificamente palmarina, captadas pela professora Maria Mariá; 2) Situar a professora Maria Mariá entre os que com ela dialogaram em espaços públicos e privados, interior e capitais; 3) Verificar as informações presentes nas publicações de Maria Mariá, que desvelam a condição do trabalho docente na localidade de União dos Palmares, em diálogo com os resultados da CNEG em Alagoas. Para tanto, foram consideradas três categorias de análise: 1) o lugar; 2) a classe; 3) o gênero. O referencial teórico da pesquisa, por sua vez, ancorou-se nos autores atrelados a Micro-história Italiana, tendo em vista a incursão pelas fontes e pela análise do material encontrado, em perspectiva indiciária, e procedimentos microanalíticos. Trata-se de uma pesquisa documental de caráter qualitativo, que foi operacionalizada a partir da garimpagem de fontes imagéticas, escritas, impressas, iconográficas, audiovisuais. Em arquivos físicos e virtuais. Foi possível localizar algumas informações ainda não exploradas sobre a vida profissional da personagem, a saber: 1) viagens feitas pela professora; 2) cartas pessoais por ela trocadas com estudantes e colegas de trabalho; 3) depoimentos de ex-alunos; 4) relações estabelecidas entre a personagem e outros intelectuais alagoanos, católicos ou políticos. Tudo permite perceber os determinantes da formação das ideias manifestadas pela professora ao analisar os resultados da CNEG. Notou-se, ao finalizar a investigação, que os marcadores que perpassam a trajetória de Maria Mariá lhe permitiram sensibilizar o olhar para a precarização do trabalho docente, em um projeto implantado em União dos Palmares com a sua colaboração, que pretendia beneficiar a população pobre interiorana. A personagem desvela-se em suas contradições, ao tempo que permite perceber as contradições que afetam o trabalho docente desde a sua constituição como profissão.
Presidente - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA