PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: MARIA LEANDRA DE SIQUEIRA FERREIRA

DISCENTE: MARIA LEANDRA DE SIQUEIRA FERREIRA
DATA: 29/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/rku-fieo-tij
TÍTULO: Atuação de Profissionais de Apoio Escolar da Educação Infantil com crianças com necessidades complexas de comunicação
PALAVRAS-CHAVES: Educação Inclusiva; Educação Infantil; Profissional de Apoio Escolar; Cuidado; Comunicação Suplementar e Alternativa
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: Atualmente ocorre a matrícula de crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação na Educação Infantil, mas pouco se sabe sobre como vem acontecendo o desenvolvimento dessas crianças, bem como o suporte que estão recebendo nas instituições de Educação Infantil, embora sejam público-alvo da modalidade da Educação Especial e como determinam os documentos legais, elas têm o direito à educação, aos serviços e aparatos necessários para o seu desenvolvimento. Um dos serviços que deve ser ofertado pela modalidade da Educação Especial a essas crianças, caso seja necessário, é o profissional de apoio escolar, com isso, surgiu o seguinte questionamento: como o serviço do profissional de apoio escolar vem sendo oferecido para o desenvolvimento das crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação na Educação Infantil? Para responder a pergunta da pesquisa foi estabelecido como objetivo geral: analisar o serviço do profissional de apoio escolar para o desenvolvimento das crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação na Educação Infantil da rede municipal de ensino de João Pessoa, e como objetivos específicos: delinear o perfil do profissional de apoio escolar na Educação Infantil a partir de sua atuação com as crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação; identificar as ações educativas do profissional de apoio escolar com as crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação; e investigar as ações educativas do profissional de apoio escolar na Educação Infantil em articulação com os demais profissionais que compõem as instituições de Educação Infantil. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, do tipo pesquisa de campo e caracteriza-se como descritiva. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário, a entrevista e as observações, essa última, registradas em um diário de campo. Foram sujeitos da pesquisa oito profissionais de apoio escolar que atuavam em três instituições de Educação Infantil, da rede municipal de ensino de João Pessoa, na Paraíba, lócus desta pesquisa. Os dados coletados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo temática de Bardin. Os resultados indicaram que esses profissionais foram prioritariamente do sexo feminino, com as mais variadas idades e formações nas instituições pesquisadas, sua atuação se dava em aspectos relacionados aos cuidados das crianças e a questões de cunho pedagógico em menor proporção, as articulações das ações entre esse profissional e os demais profissionais das instituições eram mais notáveis com a auxiliar de sala e a professora da sala de referência. Os resultados evidenciaram ainda a necessidade de ações articuladas e direcionadas às crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação, que no aspecto comunicativo foram pouco assistidas nesses espaços. Espera-se que esta pesquisa possa trazer contribuições para futuras discussões sobre o profissional de apoio escolar na Educação Infantil e em especial no atendimento as crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação, temáticas que carecem de mais estudos.
Presidente - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Interno - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA