PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: SUÊNIA DE LIMA FERREIRA

DISCENTE: SUÊNIA DE LIMA FERREIRA
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: Escola no Meio Popular e Vulnerabilidade Social: Perspectivas de Adolescentes no Bairro de Cruz das Armas/João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Vulnerabilidade social. Educação Popular. Escola. Mobilidade social.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação em Periferias Urbanas
RESUMO: No contexto do debate latino-americano atual, tem sido verificado a necessidade da Educação Popular se munir de abordagens emergentes que estão atravessando o cenário educacional. Os novos fenômenos estão convocando o referido campo a superar a prevalência dos mesmos paradigmas que dominaram o século XX. A questão da violência, por exemplo, é um desses fenômenos. A desigualdade social vem impulsionando consequências para os jovens, como conjunturas de vulnerabilidade, extrema pobreza, o mundo da criminalidade e das drogas. Tendo isso em atenção, as escolas públicas situadas em contextos vulneráveis, sob a perspectiva da Educação Popular, constituem-se em uma alternativa pedagógica distinta dos aspectos hegemônicos que são norteados pelas condições do capitalismo nas dimensões política, econômica, social e cultural. A presente pesquisa situa-se nesse campo temático, sendo o seu objetivo geral analisar como os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Em Tempo Integral Almirante Barroso, em João Pessoa-PB, relacionam a educação escolar com as suas perspectivas de futuro. Na intenção de alcançar o seu propósito, a pesquisa parte dos seguintes objetivos específicos: a) identificar como os alunos da escola compreendem a educação escolar; b) investigar as práticas educativas desenvolvidas pela escola; c) refletir sobre a vulnerabilidade social do lócus em que a Escola está situada. Do ponto de vista do seu referencial teórico, o estudo tem em atenção, fundamentalmente, as contribuições de duas esferas críticas: As bases analíticas sociológicas acerca da desigualdade e mobilidade social, e as perspectivas emergentes latino-americanas da Educação Popular. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa operacionalizada através da realização de observações assistemáticas na EMEIEF Em Tempo Integral Almirante Barroso e mediante entrevistas narrativas com os professores; com os adolescentes, foi realizado grupo focal e eles produziram redações a respeito da sua vivência. O material empírico resultante das entrevistas foi escrutinado conforme os procedimentos técnicos da Análise Temática. Como decorrência da Análise Temática realizada, o trabalho chegou a seis categorias, as quais nortearam a discussão dos resultados quanto aos professores, quais sejam: 1) Contexto Social da Escola Almirante Barroso; 2) Proposta educacional desenvolvida na escola Almirante Barroso; 3) Dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar; 4) Ações objetivando a superação das dificuldades; 5) Trajetória dos estudantes; 6) Perspectivas dos professores sobre os estudantes. Referente aos adolescentes, a análise do material empírico decorreu por meio de inferências diretas, a partir de leituras e releituras, tendo alguma influência do modus operandi da Análise Temática, resultando em quatro categorias temáticas: 1) Autodescrição: o que faz quando não está na escola; 2) Cotidiano na vizinhança; 3) Perspectiva de futuro; 4) A escola. Entre outros achados, identificou-se o seguinte: 1) os estudantes prezam pela busca de ascensão social e qualidade de vida, não desejando reproduzir a condição em que vivem; 2) alguns professores e suas práticas servem de estímulo para que os alunos frequentem a escola; 3) apesar de as práticas na Escola Almirante Barroso se aproximarem dos parâmetros da Educação Popular, constata-se a necessidade de haver um processo formativo envolvendo o conjunto dos professores, no sentido de possibilitar o conhecimento integral da realidade e o respeito à diversidade dos adolescentes.
Presidente - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA