PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: JULIANA DO VALE MATOS

DISCENTE: JULIANA DO VALE MATOS
DATA: 26/02/2024
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Centro Familiar de Formação Por Alternância Manoel Monteiro e a Educação do Campo-MA
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia da Alternância; Trabalho Pedagógico; Comunidade; Trabalho; Auto-organização.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo centra-se na investigação das contribuições do Centro Familiar de Formação por Alternância (CEFFA) Manoel Monteiro, localizado em Lago do Junco-MA, para a manutenção das comunidades camponesas ao seu redor, a partir da abordagem teórico-metodológica da Pedagogia da Alternância. Inserindo-se no contexto da Educação do Campo, especialmente no Maranhão, onde mais de 50% das instituições de ensino público são escolas do campo que em maioria enfretam desafios infraestruturais, a pesquisa explora, durante os dois primeiros capítulos, a trajetória histórica marcada pela luta dos movimentos sociais camponeses pela Educação do Campo. A partir das metodologias apresentadas ao curso do trabalho, tem-se como principal objetivo verificar como as práticas pedagógicas da alternância transbordam a escola e contribuem para as bases organizacionais daquela realidade. Os objetivos específicos são determinados em: a) Localizar o debate da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância na realidade brasileira e sobretudo, maranhense; b) Identificar o trabalho pedagógico desenvolvido no CEFFA Manoel Monteiro e; c) Conferir as percepções teóricas que circundam o obejto a partir das perspectivas dos alunos e alunas do CEFFA, bem como dos egressos e demais membros que compõe a escola. Utilizando uma metodologia qualitativa, a partir de revisão bibliográfica [Gimonet (2007), Pistrak (2018), Nosella (2012), Cavalcanti (2011), entre outros] e entrevistas semiestruturadas, a observação do estudo de caso reservado aos dois últimos capítulos se dá a partir de três categorias-chave: comunidade, trabalho e auto-organização. Os resultados evidenciam a relevância do trabalho pedagógico da escola, destacando como a Pedagogia da Alternância do CEFFA emerge enquanto abordagem exitosa, promovendo a integração entre escola e comunidade, contribuindo ativamente para a manutenção das comunidades camponesas ao seu redor.
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Externo ao Programa - 1460077 - SUELIDIA MARIA CALACA