PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: MARIA DAS VITORIAS DANTAS RODRIGUES

DISCENTE: MARIA DAS VITORIAS DANTAS RODRIGUES
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: O (NÃO) LUGAR DO PROTAGONISMO E DA ESCUTA INFANTIL: um estudo de caso em um CMEI de João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: educação infantil; escuta infantil; protagonismo da criança; pedagogia malaguzziana.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Pré-Escolar
RESUMO: Constitui-se objetivo principal deste trabalho identificar se no cotidiano da instituição pesquisada as crianças têm o seu protagonismo reconhecido e suas vozes consideradas, destacando a relevância da escuta nas instituições de educação infantil, observando a efetividade ou ausência desta. Cumpre dizer que a investigação se insere nos estudos de políticas educacionais voltados para inserção plena das crianças, na sociedade, com vista à construção de sua cidadania ativa. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza social, qualitativa e interpretativa de inspiração etnográfica, do tipo estudo de caso. Seus fundamentos teóricos e metodológicos estão ancorados na abordagem malaguzziana, Psicologia Sociohistórica, na Sociologia da infância e na Antropologia da criança que ratificam a autoria das crianças, considerando-as como sujeitos capazes de se expressarem por si mesmas, serem produtoras e produzidas na e pela própria cultura. Para a produção dos dados, foram utilizadas as técnicas de observação participante de forma sistemática, além de entrevistas informais. A observação participante ocorreu em uma instituição de educação infantil da rede municipal de João Pessoa - PB, que atende crianças com idade entre 2 a 4 anos e onze meses. Os registros totalizaram trinta e cinco visitas com escrituração no diário de campo. Nossa hipótese inicial foi a de que o protagonismo das crianças, assim como a escuta infantil, ainda não ocupam a centralidade na maioria das práticas pedagógicas. Com base nessa hipótese, formulamos a seguinte questão de pesquisa: estamos de fato, no dia a dia das nossas creches e pré-escolas, reconhecendo o protagonismo das crianças e respeitando suas vozes? Em geral, os resultados da pesquisa indicaram que o CMEI idealizado pela criança está ancorado nas brincadeiras e interações, despontando como um lugar divertido, dinâmico, vivo, com muitas possibilidades de escolhas. Em suma, as crianças anelam brincar, criar e viver sua infância, inclusive com acesso a brinquedos estruturados e a aparelhos que fazem parte da cultura mercadológica atual. Os dados também apontam para uma clara disposição das crianças em resistir à pedagogia do controle. Além disso, denunciam o autoritarismo dos adultos ao tratarem com elas sobre as trivialidades do cotidiano, uma prática histórica que desrespeita a sua condição de sujeito, relegando-as à subalternidade, à dominação e à subserviência. Diante disso, fica evidenciada a competência das crianças para dizerem sobre si e sobre o seu cotidiano. Ao indagar as professoras e técnicas sobre a visão da criança como sujeito histórico e de direito, as respostas apresentadas foram curtas e inconsistentes, revelando uma compreensão superficial sobre o tema. Em face do exposto, concluímos que, na instituição pesquisa, o protagonismo e a escuta infantil não ocupam centralidade no processo educativo. Por fim, desejamos que os resultados aqui apresentados sirvam de insights para todos os colegas que militam em favor das crianças e suas infâncias, insite reflexões mais aprofundadas sobre escuta e protagonismo na educação infantil. Finalmente, reiteramos nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais ética e inclusiva. Esperamos que este trabalho intensifique o enfrentamento ao modelo de educação transmissiva e preparatória, e, consequentemente, fortaleça pedagogias mais participativas e democráticas.
Presidente - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS
Interno - 1501013 - MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA