PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: KARINE DA SILVA

DISCENTE: KARINE DA SILVA
DATA: 29/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/grd-onjz-uuf
TÍTULO: Ambientalização Curricular nos Cursos de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Currículo; Educação Ambiental; Meio Ambiente; Formação Docente; Educação Superior.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO: A educação ambiental tem o papel de provocar um constante diálogo na sociedade e, ao mesmo tempo, mostrar que o ser humano faz parte da natureza e, portanto, precisa estar alinhada às práticas conscientizadoras acerca das consequências ambientais que as ações humanas provocam na natureza, em uma perspectiva crítica (Loureiro, 2006). Sendo assim, a educação ambiental deve fazer parte das vivências de aprendizagem dos(as) estudantes e dos futuros profissionais da educação, desde sua base formativa inicial, cabendo à todos os inseridos nos diferentes espaços educativos, em especial a escola, uma visão emancipadora da aplicação da educação ambiental. O estudo considerou a educação como pilar para a formação moral, cidadã, ética, ambiental e inclusiva, de toda a sociedade. Diante disso, esta pesquisa, teve como base metodológica de investigação a análise do conteúdo dos currículos dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), de acordo com as recomendações de Bardin (1977). O objetivo geral da obra foi compreender como se explicita a ambientalização curricular dos cursos de Pedagogia da UFPB. O método empregado para a construção teórica deste trabalho foi a pesquisa documental, na qual se considerou como fontes, as propostas curriculares de cinco cursos de licenciatura em Pedagogia na UFPB, sendo eles, os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos Campus I - João Pessoa (presencial, EaD e Pedagogia do Campo), II - Bananeiras (presencial) e, IV - Mamanguape e Rio Tinto. Para análise dos dados coletados, utilizou-se análise de conteúdo, através da sistematização dos dados, definida por Bardin (1977) como indispensável para a compreensão do contexto intencional das produções escritas. Nesse caso, observou-se a presença explícita e implícita da temática ambiental nos documentos curriculares avaliados, de modo a interpretar como a inclusão dessa temática pode repercutir nas bases da formação de professores(as) através de um questionário aplicado junto a 8 docentes dos cursos de pedagogia da UPFB, sendo 4 do Camups I, 1 do Campus III e 3 do Campus IV. Os dados revelaram que a presença dos temas ambientais ainda é escassa nos PPCs analisados, facultando a imersão nos conceitos ambientais ao(à) professor(a) em formação, por meio de ofertas de disciplinas não obrigatórias e/ou de cursos de extensão (também opcionais). Por outro lado, a análise do conteúdo dos PPCs e dos questionários, demonstrou que há possibilidade de trabalho interdisciplinar e transversal na perspectiva da educação ambiental. Avalia-se que embora haja muito a ser feito no que se refere a ambientalização do currículo do curso de pedagogia, a graduação propicia a formação docente, na perspectiva ambiental crítica quando confere autonomia docente para abordar essas temáticas e adaptar o trabalho pedagógico a partir de cada realidade local. Conclui-se apresentando uma crítica ao acesso, muitas vezes desigual, à Educação Ambiental, acarretada pela falta de uma documentalização clara do currículo nos PPCs, ocasionando diferentes experiências, dentro de um mesmo componente curricular, sendo necessária ampliação dos diálogos entre docentes de diferentes áreas do conhecimento, dentro do curso, bem como a implementação de um sistema de modificação curricular mais democrático, que considere os avanços da ciência e o público-alvo da educação superior.
Presidente - 338390 - MARSILVIO GONCALVES PEREIRA
Interno - 3016596 - MUNIQUE MASSARO