PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: MARIA GIRLENY ROBERTO DA SILVA

DISCENTE: MARIA GIRLENY ROBERTO DA SILVA
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: ESTUDO SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CENÁRIO DA “EDUCAÇÃO REMOTA”, EM CARÁTER EXCEPCIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE JOÃO PESSOA-PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação Remota. Políticas Educacionais. Direito à Educação. Contexto Pandêmico.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO: A presente pesquisa investigou as políticas educacionais que garantem o direito à educação, a qualidade e permanência no cenário da “Educação Remota”, no contexto pandêmico em escolas públicas municipais de João Pessoa-PB. A pandemia da Covid-19 trouxe desafios sem precedentes para a educação em todo o mundo. Devido ao crescimento acelerado dos números de infectados com a Covid- 19 a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu medidas sanitárias para frear o seu impacto, que incluem o fechamento de escolas e a necessidade de distanciamento social, como medida para preservação da saúde dos alunos, professores e demais funcionários. Na ocasião, a educação remota emergiu como uma solução imediata para continuar proporcionando oportunidades de aprendizado aos alunos. Esta pesquisa em nível de mestrado em educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), promovido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na Linha de Pesquisa em Políticas Educacionais, tem como objetivo geral analisar as políticas educacionais que garantem o direito à educação no que se refere a garantia de qualidade e permanência em tempos de pandemia no cenário de “Ensino Remoto”. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com enfoque epistemetodologia da pesquisa qualitativa, do tipo exploratório, contemplando como etapas a pesquisa bibliográfica, documental, campo – com a realização da entrevista semiestruturada. O método de análise utilizado pautou-se pela Análise de Conteúdo, fundamentado nos princípios teórico-prático de Laurence Bardin (2015). Em termos específicos, a pesquisa possui relevância social e científica, sobretudo no âmbito educacional, uma vez que propõe repensar as políticas educacionais em curso, através de discussões e resgates teórico-prático que versam sobre a atuação das políticas educacionais, movimento importante para aprofundamento desse debate.
Presidente - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO