PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ANDREA CARDOSO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREA CARDOSO DA SILVA
DATA: 29/02/2024
HORA: 16:00
LOCAL: Googleo meet
TÍTULO: O DISCURSO EDUCATIVO DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS (ACE) NA POLÍTICA PÚBLICA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
PALAVRAS-CHAVES: Discurso. Análise arqueológica do discurso. Educação em saúde. Agente de combate às Endemias. SUS. Estudos culturais da educação.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação
RESUMO: O presente trabalho, produzido na Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação, se situa no eixo temático educação e saúde. À luz da Análise Arqueológica do Discurso - AAD, de Michel Foucault, esboçado em seu livro a Arqueologia do Saber (2008), essa Dissertação registra o conjunto de achados resultantes da investigação de mestrado que teve como objeto de pesquisa o discurso educativo da atuação profissional do Agente de Combate às Endemias (ACE) na Política Pública do Sistema Único de Saúde (SUS). O ACE é um trabalhador da saúde com atuação voltada à vigilância e ao controle da doença, à atenção e à promoção da saúde da população brasileira, cuja função foi vinculada ao SUS em 05 de outubro de 2006, na Lei nº 11.350, e suas atividades laborais especificadas em 05 janeiro de 2018, na Lei nº 13.595. Entretanto, não obstante o reconhecimento de sua função e atividades, somente em 20 de janeiro de 2023 seu trabalho foi regulamentado como uma profissão da saúde, mediante a Lei nº 14.536. Em face do exposto e considerando o espectro de atividades do campo de trabalho do ACE, a pesquisa centrou-se no desenvolvimento de suas ações educativas, delimitando a pesquisa no nível da analise do discurso educativo das políticas públicas de saúde do SUS. Discurso institucional que rege o dizer e o fazer educativo do ACE. A questão problema foi: que ordem discursiva educativa constitui a atuação profissional do Agente de Combate às Endemias (ACE) na Política Pública do Sistema Único de Saúde (SUS)? Baseando-nos na AAD e nas contribuições de Alcantara e Carlos (2013), a pesquisa adotou os seguintes procedimentos: mapeamento, análise e descrição das fontes e do discurso - objeto da pesquisa. Três Documentos-fonte reitores e alguns correlatos, que normatizam as políticas nacionais de educação em saúde do SUS, foram analisados e descritos. O que propiciou identificar três feixes de relações enunciativas, constitutivas da ordem do discurso, no qual se localizam e se realizam as ações educativas do ACE, a saber: a educação em saúde, a educação permanente em saúde e a educação popular em saúde. Espera-se que a pesquisa contribua para elucidar o discurso educativo do ACE no âmbito do SUS, ao tempo que demonstre a potencialidade investigativa da AAD, enquanto possibilidade de se fazer pesquisa qualitativa em educação, educação em saúde e no campo dos estudos culturais da educação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1024809 - ERENILDO JOAO CARLOS
Interno - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Externo ao Programa - 3054964 - MARCOS ANGELUS MIRANDA DE ALCANTARA
Externo à Instituição - MARIA ROCINEIDE FERREIRA DA SILVA