PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: IRIS ALESSANDRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IRIS ALESSANDRA DA SILVA
DATA: 29/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/uxp-hjvd-krs
TÍTULO: A FOTOSSÍNTESE EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMAGENS, TEXTOS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
PALAVRAS-CHAVES: recursos visuais; livros didáticos; fotossíntese, PNLD; alfabetização científica; ilustrações.
PÁGINAS: 174
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO: Imagens e textos são importantes recursos visuais e complementares para a comunicação de ideias científicas. Do ponto de vista didático, as imagens são recursos que têm uma indiscutível importância para a visualização, contribuem na ilustração de diversos textos didático-científicos e desempenham um papel fundamental na constituição das ideias didático-científicas, na sua conceitualização e com potencial para dar evidências e condições para que os indicadores de alfabetização científica se manifestem no conteúdo. Vamos encontrar nos livros didáticos, geralmente, uma grande quantidade de fotos, desenhos e textos, os quais, em suas diferentes configurações de apresentação, tornam-se suscetíveis a diferentes leituras e análises. O presente trabalho tem como objetivo analisar imagens como recursos visuais e textos sobre o tema “fotossíntese” em livros didáticos de Ciências da Natureza, para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição 2024-2027 e seu potencial em promover o processo de alfabetização científica. Nesta pesquisa, de caráter exploratório e descritivo vamos investigar: I) as características das ilustrações e textos do conteúdo de “fotossíntese” em livros textos, sobre o conceito de fotossíntese, II) quais problemas científicos se detectam nessas imagens e textos e, III) quais as possibilidades desses recursos para promover a AC dos alunos (indicadores de alfabetização científica). A metodologia adotada para a análise tem embasamento com Yin (2016), em que existem cinco fases de estudo do conteúdo, são elas: compilar, decompor, recompor (e arranjar), interpretar e concluir. A fase inicial, de caráter exploratório e descritivo, buscou o estudo referente aos documentos de implementação do programa (PNLD), com os critérios classificatórios das coleções analisadas, para situar aí, imagens e textos. A segunda etapa evidencia o mapeamento das editoras aprovadas e suas propostas pedagógicas apresentadas em suas coleções aprovadas no referido programa. Em um terceiro momento, a análise dos dados ocorreu com a observação de ilustrações em conjunto com os textos sobre fotossíntese. E numa quarta etapa, as ilustrações coletadas foram separadas em 5 (cinco) categorias chamados de “Grupos Ilustrativos”, foram eles: Estruturas Microscópicas Fotossintéticas, Representações de Sistemas Simples, Representações de Sistemas Complexos, Atividades Avaliativas e Práticas Experimentais. Para isto, foram realizadas análises relativas a espaço, conceitos, ilustrações, atividades práticas e exercícios propostos sobre fotossíntese. Para complementação da análise dos últimos dois grupos, foram utilizados os indicadores de Sasseron e Carvalho (2008) sujo intuito se baseia na aplicabilidade da função do conteúdo para o processo de alfabetização científica e suas respectivas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338390 - MARSILVIO GONCALVES PEREIRA
Interno - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Externo ao Programa - 3305802 - ANDRE LUIS CORREA
Externo à Instituição - ALESSANDRO TOMAZ BARBOSA
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO VIEIRA DE ALMEIDA MENEZES