PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: SANYA TELES BARBOSA

DISCENTE: SANYA TELES BARBOSA
DATA: 23/02/2024
LOCAL: on-line através do meet. Endereço a ser definido
TÍTULO: TRAJETÓRIAS DE EGRESSOS : A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO POPULAR NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular; educação de adultos ao longo da vida; formação de doutores; egressos da pós-graduação
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO: A dissertação objetiva analisar trajetórias de egressos do curso de doutorado da pós-graduação em Educação da UFPB da linha de Educação Popular, partindo da seguinte questão: como se apresentam as trajetórias dos egressos do curso de doutorado, da linha educação popular do PPGE, em suas atuações educacionais, sociais e profissionais e como essa população avalia a qualidade da formação para a aquisição de novas aprendizagens, além dos aspectos mais e menos destacados dessa formação para a aquisição de benefícios materiais e imateriais. Essas questões foram tratadas, teórica e metodologicamente, pelos seguintes objetivos: (i) conhecer as trajetórias dos egressos do curso de doutorado da linha Educação Popular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba sobre as suas trajetórias sociais, educacionais e profissionais; (ii) averiguar o contributo dessa formação doutoral relacionadas a benefícios materiais e imateriais, baseando-se na perspectiva teórica de aprendizagem/educação ao longo da vida; (iii) averiguar se as atuações sociais, educacionais e profissionais se relacionam – ou não – com as proposta da linha de Educação Popular. Para isso, partiu-se da hipótese de que a formação doutoral possibilita benefícios materiais e imateriais aos seus egressos, tidos como ampliação dos processos sociais/de sociabilidade e preparação para o mundo do trabalho. Este estudo caracterizou-se como qualitativo e utilizou duas técnicas para a coleta de dados: entrevistas semiestruturadas (questionário) e entrevistas coletivas (grupo focal). Como resultado, treze (13) doutores (10 mulheres e 3 homens) egressos responderam aos questionários aplicados via google forms, correspondendo a uma amostra de pouco mais de 36% dos concluintes no período 2017 a 2021. Como contributo da formação no doutorado em educação popular, os egressos pontuaram: ascensão e qualificação profissional; ingresso no magistério superior; progressão salarial e ampliação das aprendizagens. Dos treze egressos entrevistados, oito (8) participaram da roda de conversa. Nelas, foram aprofundadas questões relacionadas à formação e à aprendizagem ao longo da vida. Ao final do estudo, concluiu-se que os doutores compreendem a educação ao longo da vida como sinônima à educação popular, a partir de uma perspectiva de educação que abrange todos os aspectos de suas vidas. Também foi observado que a formação em educação popular trouxe benefícios materiais, mas, sobretudo, imateriais, conforme observado nos relatos.
Presidente - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES
Interno - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO