PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: KRISLÂNIA DAMASCENA RODRIGUES

DISCENTE: KRISLÂNIA DAMASCENA RODRIGUES
DATA: 27/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/nhb-fovk-xsz?pli=1
TÍTULO: O ENUNCIADO DA GESTÃO EDUCACIONAL NAS LINHAS DE PESQUISA ESTUDOS CULTURAIS EM/DA EDUCAÇÃO DOS PPGEs DA UFPB, ULBRA E UFRGS
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Educacional; Estudos Culturais em Educação; Discurso.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Planejamento Educacional
RESUMO: A gestão educacional abrange desde a definição de políticas e objetivos, até a implementação de estratégias para alcançá-los e a avaliação dos resultados. Em forma de discurso, a gestão educacional também se mostra diversa. Situada na Linha de pesquisa em Estudos Culturais da Educação - ECE, que têm sido aplicados para entender como a cultura é usada no processo educacional, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o enunciado da gestão educacional nas Linhas de Pesquisa de ECE do Brasil. Justificando a pesquisa, na investigação sobre os temas e pesquisas que circulam entre os eventos da área dos ECE, foi possível constatar que o enunciado da gestão educacional não aparece nos títulos dos trabalhos e nas discussões, expondo uma provável lacuna da área. Especificamente, busca-se mapear a produção acadêmica das Linhas de pesquisa presentes nos repositórios institucionais da UFPB, ULBRA e UFRGS, identificar as produções que acionam o discurso da gestão educacional e descrever e analisar como o enunciado da gestão educacional está delineado nas linhas de ECE no Brasil. A presente pesquisa é de natureza qualitativa e adotou a Análise Arqueológica do Discurso (AAD) proposta por Michel Foucault (2000; 2008) em sua obra "Arqueologia do Saber" como referencial teórico-metodológico. Para atingir os objetivos propostos, o estudo seguiu as seguintes etapas: primeiro, realização do mapeamento dos textos-fonte relacionados à pesquisa; em seguida, procedeu à escavação e análise da zona do discurso, explorando os enunciados conforme a abordagem proposta por Alcântara e Carlos (2013). Um único trabalho foi encontrado, dentre as 333 produções das linhas de pesquisa ECE dos PPGEs da UFRGS, UFPB e ULBRA, de 2012 a 2022. Por meio da análise e da descrição realizadas da fonte, identificamos quatro séries enunciativas que, articuladas, tecem o enunciado da gestão educacional nas linhas de pesquisa, a saber: 1. série enunciativa da gestão escolar; 2. série enunciativa da gestão democrática; 3. série enunciativa da governamentalidade educacional e 4.série enunciativa da cultura escolar.
Presidente - 1024809 - ERENILDO JOAO CARLOS
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA