PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: SHEILA DUARTE DA SILVA SERÁPIO

DISCENTE: SHEILA DUARTE DA SILVA SERÁPIO
DATA: 28/02/2024
LOCAL: Google meethttps://meet.google.com/pmv-eqmc-fic
TÍTULO: EDUCAÇÃO EM SAÚDE: REVISITANDO A EXPERIÊNCIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY – PARAÍBA - BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Classe hospitalar. Atendimento pedagógico domiciliar. Inclusão. Formação.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: Com a expansão das classes hospitalares, sobretudo no final da década de 80, com a promulgação da Constituição de 1988 e posteriormente na década de 90 com o Estatuto da Criança e do Adolescente e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação foi que a patir destes documentos, ficou assegurado o direito a educação a todos e, posteriormente com a Lei nº 13.716, de 24 de setembro de 2018, foi que ficou garantido o acesso à educação a estudantes em tratamento médico, lei esta que alterou a como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diante do surgimento de leis e estudos, pesquisas passaram a ser mais perceptíveis e, estas buscavam fomentar ideias e pensamentos, apresentando as dificuldades encontradas e as evoluções evidenciadas, na busca de tentar estabelecer uma conexão com a prática ou modificar/melhora-la. Logo, os estudos desenvolvidos na área de educação e saúde são de fundamental importância, pois dão visibilidade a um direito tão pouco conhecido, dentro deste novo campo de atuação profissional do pedagogo, que é o direito a educação. No entanto, a saúde e a educação são considerados como direitos relacionados à igualdade, pois asseguram aos indivíduos condições materiais necessárias para a sua sobrevivência digna, considerando assim, em conjuturas essenciais para a plena prática da cidadania por serem considerados como direitos sociais. O Estudo trata-se de uma revisão integrativa de pesquisas qualitativas desenvolvidas no Hospital Universitário Lauro Wardeley sobre educação no período de 2013 a 2022, baseado no método de Whittemore e Knafl (2005), seguindo criteriosamente as seguintes etapas: formulação e identificação do problema, coleta de dados, avaliação dos dados, análise e interpretação dos dados e apresentação dos dados. A referida pesquisa tem como objetivo geral, analisar as diferentes contribuições científicas acerca das classes hospitalares no Hospital Universitário Lauro Wanderley à luz das políticas públicas na área da educação, caracterizando os temas comuns e os assuntos abordados. Para tanto, esse objetivo se desdobra com os seguintes objetivos específicos: Verificar o que foi produzido sobre experiências pedagógicas no Hospital Universitário Lauro Wanderley; Identificar os temas comuns e divergentes entre as pesquisas analisadas; Buscar possíveis relações entre as pesquisas estudadas com as políticas públicas sobre a legalidade das experiências pedagógicas em hospitais ou em um domicílio. Espera-se com a apresentação dessa dissertação, contribuir signativamente para a discussão deste tema, ainda com tão poucas publicações.
Presidente - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO