PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: THATYANNE KRAUSE LIMA BRITO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THATYANNE KRAUSE LIMA BRITO DOS SANTOS
DATA: 20/03/2024
LOCAL: Googleo meet
TÍTULO: A PRÁTICA DISCURSIVA POLÍTICA EVANGÉLICA PROGRESSISTA NAS REDES SOCIAIS COMO UMA PEDAGOGIA CULTURAL NET-ATIVISTA
PALAVRAS-CHAVES: Prática Discursiva; Análise Arqueológica do Discurso; Evangélicos Progressistas; Pedagogia Cultural; Net-ativismo Digital.
RESUMO: Nas últimas duas décadas, o embate político democrático do país tem ocupado, crescente e sistematicamente, o campo digital. Autores como Alencar (2019) e Cunha (2007) discutem a interseção entre fé cristã e engajamento político-social, destacando a relevância de uma abordagem progressista que esteja enraizada em princípios éticos e morais. O que se nota evidente no envolvimento de grupos e determinadas comunidades evangélicas, comprometidos com transformações sociais, alinhadas aos princípios evangélicos. Nesse contexto sócio-histórico emerge nossa pesquisa, cujo interesse se situa na particularidade do território da linguagem-discurso, local em se investigará a prática discursiva político-progressista evangélica nas redes sociais. Vinculada à linha dos Estudos Culturais da Educação (ECE) e aos estudos foucaultianos, recorreremos aos estudos de Giroux (1994), que utiliza o termo Pedagogia Cultural para se referir à perspectiva pedagógica que reconhece a cultura como premissa fundamental constitutivas dos processos educativos; de Castells (2012) e Santaella (2021), que abordam a temática do net-ativismo digital, como uma forma de ativismo político, a fim de promover a participação cidadã, expressão individual e coletiva através dos espaços digitais; e de Costa (2017), que reconhece a visão progressista política como uma maneira de afirmação da justiça social, igualdade de gênero e inclusão. Não obstante dialogarmos com tais estudos, assentamos nossa pesquisa na perspectiva teórico-metodológica na Análise Arqueológica do Discurso (AAD), abordagem desenvolvida por Foucault (2008), de onde advém os conceitos com os quais operaremos a análise, a saber, discurso, enunciado e prática discursa. Os objetivos específicos que nos propomos realizar são os seguintes: mapear registros da política progressista evangélica nas redes sociais, através de postagens, imagens e vídeos, produzidos por net-ativistas digitais; identificar séries enunciativas do discurso político progressista evangélico; por fim, analisar os saberes que estão relacionadas ao referido discurso. Realizaremos esse conjunto de ações, a partir dos constituintes teóricos apontados, a fim de defender a tese de que a modalidade da prática discursiva político-progressista evangélica, que atravessa as redes sociais, indica a existência de uma pedagogia cultural net-ativista.
Presidente - 1024809 - ERENILDO JOAO CARLOS
Interno - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO