PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: TESSY PRISCILA PAVAN DE PAULA RODRIGUES

DISCENTE: TESSY PRISCILA PAVAN DE PAULA RODRIGUES
DATA: 25/05/2016
LOCAL: PPGE
TÍTULO: “NÓIS É TERRÍVI, SE NÓIS FALA QUE FAZ, NÓIS FAZ": O ACAMPAMENTO ELIZABETH TEIXEIRA EM LIMEIRA-SP E A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO PÚBLICO DE AUTO-ORGANIZAÇÃO E EDUCAÇÃO POPULAR
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular, Auto-organização, Acampamento, MST, Escola.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este trabalho buscou compreender as relacoes sociais mais determinantes que possibilitaram a construcao de uma escola de educacao popular auto-organizada no acampamento Elizabeth Teixeira (ET) em Limeira-SP, constituido a partir da luta por Reforma Agraria empreendida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Nesse sentido, a escola pode ser compreendida como uma sintese das multiplas determinacoes constitutivas do proprio acampamento, onde os elementos Auto-organizacao e Educacao Popular foram entendidos como sementes e frutos desse processo, alem de se projetarem como categorias teoricas que embasaram este estudo. A analise considerou principalmente a relacao entre tres sujeitos coletivos: os viventes do acampamento Elizabeth Teixeira (ET), o MST e o coletivo de educadores populares Universidade Popular (UP). Utilizou-se como fonte os relatos das atividades do coletivo UP, os videos elaborados por apoiadores do acampamento e as lembrancas surgidas a partir dos Circulos de Memoria Investigativos, realizados com os sujeitos participantes da construcao da escola. O estudo revelou que a escola, (ou escolinha, como nomeiam), e um ponto de aglutinacao de forcas para manter a vitalidade do acampamento. Ao evidenciar alguns caminhos percorridos a partir de decisoes coletivas tomadas para enfrentar as contingencias surgidas no processo de construcao da mesma, revelou-se a face do popular no processo educativo, reconstruindo o sentido de publico em um espaco em que nao ha, ao longo de nove anos, o reconhecimento legal do Estado.
Externo ao Programa - 1632941 - ALEXANDRE EDUARDO DE ARAUJO
Interno - 6338403 - JOSE FRANCISCO DE MELO NETO