PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: LUCIMEIRY BATISTA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIMEIRY BATISTA DA SILVA
DATA: 01/02/2017
LOCAL: PPGE
TÍTULO: CARREIRAS DE MULHERES DOCENTES DAS CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS: um estudo em IFES do Nordeste Brasileiro
PALAVRAS-CHAVES: Carreira acadêmica feminina. Gênero e divisão sexual do trabalho na universidade. Biografias docentes. Mulheres em carreiras masculinas.
ÁREA: Educação
RESUMO: O tema desta investigacao nasceu de inquietacoes pessoais da pesquisadora, desde a juventude, sobre a submissao feminina nas relacoes de genero, presentes em quase todos os ambientes de trabalho. A oportunidade de aprofundar o estudo em duas areas de interesse, ciencias duras e estudos de genero, surgiu no doutorado, com a escolha pelo tema desta tese, que se insere no projeto intitulado “Relacoes de genero em cursos masculinos: engenharias mecanica e civil, fisica, matematica e ciencia da computacao” (apresentado a chamada MCTI/CNPQ/MEC/CAPES Nº 22/2014 - Ciencias Humanas e Sociais). Algumas questoes nortearam esta investigacao: como sao desenhadas as trajetorias profissionais e de vida das docentes em departamentos masculinos? Como as relacoes de genero afetaram as carreiras dessas docentes? Partindo do pressuposto de que ha hierarquizacao, prestigio e status na distribuicao das atividades academicas entre homens e mulheres, como essas divisoes ocorrem na IFES pesquisada? Estas docentes percebem a discriminacao de sexo e genero na relacao com os colegas de trabalho e com os alunos? Reunindo estes questionamentos, chegou-se a problematica explorada neste estudo empirico: como as relacoes de genero, se articulam nas trajetorias profissionais das professoras de nivel superior em departamentos masculinos? Para responder esta questao, a divisao sexual do trabalho e as relacoes de genero foram analisadas como possiveis responsaveis pela configuracao das trajetorias profissionais das docentes nos departamentos de Engenharia Mecanica, Fisica e Matematica na Instituicao Federal de Ensino Superior pesquisada. Como referencias, foram considerados estudos sobre as mulheres na academia, principalmente nos cursos em que elas sao minoria, destacando a literatura sobre genero, divisao sexual do trabalho, habitus, cultura e campo academico. E como evidencias foram realizadas entrevistas narrativas com onze mulheres docentes desses cursos, escolhidos pela ausencia de mulheres em seus quadros docentes, considerados os mais masculinos. Nesta investigacao qualitativa, as narrativas deram suporte para a construcao das biografias docentes, que serviram de base para a utilizacao da analise de discurso como ferramenta para chegar aos resultados. Os resultados apontam existem diferencas geracionais na formacao das docentes, as que ingressaram nos anos 1970 pararam sua trajetoria para construir familia e as novas geracoes, que ingressam depois dos anos 1990 ja chegam a academia com doutorado. Os pontos que emergiram dos resultados dizem respeito as relacoes familiares; relacoes das docentes com pares e discentes; consciencia da problematica de genero; trajetoria na carreira docente e (in) visibilidade e homossociabilidade. Concluimos que as relacoes de dominacao masculina estao longe de serem abolidas da academia.
Interno - 336936 - ANA DORZIAT BARBOSA DE MELO
Externo à Instituição - MARIA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA ANDRADE LEITÃO