PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: SHIRLEY TARGINO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SHIRLEY TARGINO SILVA
DATA: 22/02/2017
HORA: 15:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: O DISCURSO DE MULHERES EDUCADORAS NA IMPRENSA PARAIBANA: TESSITURAS DO PROCESSO HISTÓRICO DE ESCOLARIZAÇÃO NA PARAÍBA ( 1930- 1939)
PALAVRAS-CHAVES: História da educação; Imprensa; Década de 1930; Mulheres; Escolarização.
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta dissertacao insere-se nos moldes do processo reflexivo sobre os estudos da historia das mulheres no Brasil, mais especificamente na Paraiba dos anos 1930 a 1939, e possibilita articular de forma dimensional a historia das mulheres ao fenomeno educativo chamado escolarizacao. O objetivo e analisar o envolvimento das educadoras Analice Caldas de Barros, Albertina Correia de Lima e Alice de Azevedo Monteiro no processo historico de escolarizacao da Paraiba, por meio de seus escritos nos periodicos “Boletim de Educacao” e “A Revista do Ensino”. A pesquisa apoia-se no conceito de escolarizacao estabelecido por Luciano Mendes Faria Filho, o qual e convergente ao conceito de cultura educacional definido por Antonio Carlos Ferreira Pinheiro. Assim sendo, concebe-se a escolarizacao como uma educacao organizada, ligada a uma rede sistematizada, bem como, as expectativas que temos em relacao ao mundo e as pessoas; expressas em nossas crencas; desenvolvidas nas diversas situacoes vividas por cada individuo; nas demonstracoes de (in)civilidade do ser humano e na capacidade de socializacao, definindo-se como um processo continuo. O processo de escolarizacao nao se resume a instituicao escolar, outras perspectivas tambem o definem, o intercruzamento de saberes populares e praticas socioculturais, como: a leitura e escrita da imprensa pedagogica. O dialogo entre a Nova Historia Cultural, a Historia das Mulheres e a urdidura das taticas de Michel de Certeau, Luce Giard e Pierre Mayol no tocante as artes de fazer, morar e cozinhar, subsidiou o aporte teorico metodologico. Na busca de tentar prestigiar a historia das mulheres, e notoria a contribuicao das educadoras, estudadas nesta dissertacao, ao cenario educacional paraibano, uma vez que fundaram a Associacao Paraibana Pelo Progresso Feminino, lecionaram em variadas etapas do ensino escolarizado, lutaram pela emancipacao e pelo sufragio feminino, escreveram na imprensa visibilizando suas ideias e ideais, permearam espacos antes masculinizados, entre outras acoes. Face ao exposto, pode-se afirmar que as educadoras supracitadas contribuiram tanto para processo de escolarizacao quanto no processo de mudancas socioculturais, como no debate para a igualdade de genero na Paraiba contravindo relacoes de poder.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1441691 - MARIA LUCIA DA SILVA NUNES
Externo à Instituição - MATHEUS DA CRUZ E ZICA
Interno - 330138 - WOJCIECH ANDRZEJ KULESZA