PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: LUCAS ROMÁRIO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS ROMÁRIO DA SILVA
DATA: 17/02/2017
HORA: 14:30
LOCAL: PPGE
TÍTULO: PEDAGOGIA SURDA: O PAPEL DE PROFESSORAS SURDAS NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE ALUNAS SURDAS E ALUNOS SURDOS
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia Surda. Construção de identidades. Professoras Surdas. Alunas Surdas e alunos Surdos.
PÁGINAS: 124
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa propoe-se a investigar o papel de professoras Surdas na construcao de identidades de alunas Surdas e alunos Surdos, a partir de seus discursos e praticas pedagogicas. Ancorado no campo dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos, tentei compreender as diversas faces que envolvem as pessoas Surdas no processo educacional, sobretudo a relacao cultural Pessoa Surda - Pessoa Surda, especificamente docentes Surdas/os - discentes Surdas/os. Parti do principio de que, mediante a presenca de professoras Surdas e/ou professores Surdos, os processos educacionais sao mais eficazes, ao valorizarem a Cultura Surda, numa relacao direta entre as pessoas Surdas. Destarte, nesta dissertacao de mestrado em educacao, trato das relacoes pedagogico-culturais durante o Atendimento Educacional Especializado (AEE) entre tres professoras Surdas e alunas Surdas e alunos Surdos, em escolas comuns de Joao Pessoa-PB. A pesquisa foi inspirada na abordagem qualitativa, utilizando como tecnicas a entrevista semiestruturada e a observacao nao participante. Os dados empiricos revelaram que, na relacao com as professoras Surdas, as alunas Surdas e os alunos Surdos, mesmo envoltas e envoltos em praticas culturais normalizadoras e padronizadoras, tendem a desenvolver estrategias culturais que lhes permitem construir as bases das identidades Surdas. Isso se dava porque as professoras proporcionavam a suas alunas e a seus alunos conhecimentos culturais, historicos e politicos acerca do seu grupo cultural, exaltando processos de identificacao com suas semelhancas, enquanto pessoas Surdas. As situacoes pedagogicas sinalizaram que, na relacao com as professoras Surdas, as alunas Surdas e os alunos Surdos tiveram a oportunidade de compreender o seu lugar no mundo, entendendo que nao eram pessoas incapazes, deficientes, mas pessoas diferentes, que possuiam uma cultura singular, representada pela experiencia visual e pela lingua de sinais. Esta lingua, como uma bandeira de luta das docentes Surdas no espaco escolar, representa uma das principais contribuicoes de seu papel nos processos educacionais de alunas Surdas e alunos Surdos, visto que e atraves dela que toda a construcao identitaria – em sua multiplicidade – se torna possivel. Pude concluir, entao, que as professoras Surdas possuem papeis fundamentais no processo de construcao de identidades de alunas Surdas e alunos Surdos, nao so por trazer a tona a cultura e a diferenca Surdas, mas tambem por transcende-las, ensinando conteudos escolares, trocando experiencias de vida e partilhando, inclusive, angustias que so elas, as pessoas Surdas, vivenciam.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 336936 - ANA DORZIAT BARBOSA DE MELO
Interno - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Externo à Instituição - NIEDJA MARIA FERREIRA DE LIMA