PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: LIDIANE NAYARA NASCIMENTO DOS SANTOS

DISCENTE: LIDIANE NAYARA NASCIMENTO DOS SANTOS
DATA: 22/02/2017
LOCAL: PPGE
TÍTULO: MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE- MEB- NO ESTADO DA PARAÍBA: vestígios de uma experiência educacional (1966-1971)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação. Educação de Jovens e Adultos. Vestígios do Movimento de Educação de Base. Estado da Paraíba.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O Movimento de Educacao de Base – MEB - foi criado por meio do decreto 50.370/1961, possuindo raizes catolicas e governamentalistas, investindo na Educacao de Jovens e Adultos com a contribuicao de leigos. A participacao dos leigos permitiu a insercao de novas ideologias junto ao movimento, com vistas a conscientizacao e a transformacao social dos envolvidos. Esta conscientizacao desencadeou a insatisfacao de elites conservadoras e a partir do golpe civil-militar de 1964, os religiosos mais conservadores reorientaram o movimento trazendo novos direcionamentos para a nao subversao da ordem estabelecida. Percebemos que ao longo dos anos, o movimento foi utilizando taticas para continuar seu trabalho social. O MEB, desde a sua criacao, atuava por meio de aulas radiofonicas nas regioes do Norte, Nordeste e Centro-oeste, no entanto, alguns relatorios apontam que em determinado momento utilizou-se da alfabetizacao direta, sem radio, para contribuir com os trabalhos que ja vinham sendo desenvolvidos nas comunidades ou para as areas em que a frequencia radiofonica nao chegava. Alem dessa atuacao, o movimento dedicou-se ao trabalho de formacao e de aperfeicoamento de grupos que atuavam com o desenvolvimento humano, principalmente, educativo. Em maos desses dados, iniciamos os estudos do movimento, buscando encontrar os vestigios apresentados por pesquisadores do MEB sobre a existencia de uma escola radiofonica no Estado da Paraiba, investigacao que se revelou inviavel. Face a questao, direcionamos nossos olhares para a historia desse movimento no Estado, objetivando compreender os vestigios educacionais do (MEB) na Paraiba no periodo de 1966 a 1970, considerando os documentos a que tivemos acesso. Para analisar e compreender tais vestigios, nos apoiamos nos pressupostos da analise do discurso dos “ditos e nao ditos”, que contribuiram para melhorar nossa visao e leitura das fontes, como decretos, relatorios, projeto de alfabetizacao, alem das cartas do arcebispo da Paraiba, D. Jose Maria Pires, e de representantes do MEB. Consultamos, ainda, alguns documentos da Igreja Catolica que orientaram direta ou indiretamente as discussoes do MEB, como as enciclicas Divinis Redemptoris (1937), Mater et Magistra (1961),Divini Illius Magistri (1929), Gravissimumeducationis(1965) e Apostolicamactuositatem (1965). Alem dessas fontes, discutimos com alguns autores que tambem pesquisaram o movimento em outros Estados: Favero (2006); Raposo (1985), Wanderley (1984), Kolling (s/d), Kadt (2007), entre outros. Desta forma, buscamos colaborar com a reescrita da historia do MEB na Paraiba, contribuindo para a historia da educacao no Estado.
Externo à Instituição - MARIA DO SOCORRO NOBREGA QUEIROGA
Presidente - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO