PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MARIA LIGIA ISIDIO ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA LIGIA ISIDIO ALVES
DATA: 22/02/2017
HORA: 14:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: OS SABERES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO
PALAVRAS-CHAVES: Livro Didático; Educação de Jovens e Adultos; Relação de Saberes; Educação Popular.
PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa propoe-se a analisar o Livro Didatico no contexto das praticas pedagogicas da Educacao de Jovens e Adultos, considerando a relacao de saberes. Adotamos como unidade de analise a dimensao pedagogica e politica que fundamenta os saberes prescritos (conteudos) nos livros didaticos utilizados nas praticas pedagogicas da Educacao de Jovens e Adultos em uma escola publica no campo do municipio de Lagoa de Dentro-PB. A perspectiva teorica que norteou o estudo foi a da Educacao Popular, Educacao de Jovens e Adultos e Relacao de Saberes tendo aporte em FREIRE (1983; 1997; 2006; 2007; 2000; 2011); BRANDAO (1994; 2002; 2003; 2006) BEISIEGEL (1974; 1982), PAIVA (1984; 2003), FAVERO (1984), SANTOS (2007; 2002; 2000; 2009; 2010), CHARLOT (1996, 2000), JOVCHELOVITCH (2011). Ancoraramos-nos na concepcao de Livro Didatico emergentes das pesquisas desenvolvidas por estudiosos da tematica os quais enfocam os principais aspectos historico-sociais, a dimensao pedagogico-curricular, assim como a dimensao politica e mercadologica, dentre esses: BITTENCOURT (2004; 2008); MUNAKATA (2003; 2012); VALDEMARIN (2007); CHOPPIN (2004); GATTI (2004); SANTOME (1998). A principal problematica que norteia as discussoes e o processo de interatividade de saberes a partir do livro didatico utilizado na Educacao de Jovens e Adultos. Como procedimento metodologico adotado foi o Estudo de Caso (YIN, 2011), utilizando a Observacao Participante (BRANDAO, 2006; MELLO, 2005) narrativa (YIN, 2011), entrevista semi-estruturadas (MELLO, 2005), o documento: Programa Nacional do Livro Didatico para Educacao de Jovens e Adultos- PNLD-EJA (BRASIL/MEC 2012; 2014) e o proprio Livro Didatico (EJA MODERNA, 2013). Nossas analises pautaram-se na abordagem descritiva atraves da “descricao de caso e da “construcao da explanacao”. Esta pesquisa evidencia que o lugar da “relacao de saberes” na Educacao de Jovens e Adultos e re (considerado) a partir da multiplicidade de saberes que se originam dos conteudos programaticos dos livros didaticos (saberes escolares) os saberes criativos construidos na pratica pedagogica dos professores da EJA e tambem os saberes populares dos educandos. O cotidiano da Educacao de Jovens e Adultos apresenta-se como espaco plural, que nao se resumem aos saberes dos livros didaticos, constituem saberes dotados de subjetividades, representacoes, significados e historicidades que forma uma identidade individual e coletiva. Nesse sentido, as “criacoes pedagogicas alternativas” ultrapassam ou ressignificam a acomodacao aos saberes programados, favorecendo o desenvolvimento de praticas pedagogicas com vistas a emancipacao, a partir de “Tematicas Sociais Relevantes” suscitando em “encontros dialogicos” dos diferentes modos de conhecer/saber.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Externo ao Programa - 1460077 - SUELIDIA MARIA CALACA
Externo ao Programa - 1030033 - VILMA DE LURDES BARBOSA E MELO