PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: VERIDIANA XAVIER DANTAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VERIDIANA XAVIER DANTAS
DATA: 10/10/2017
LOCAL: PPGE
TÍTULO: PDE Escola: atuação do processo de ensino e aprendizagem no Sistema Municipal de Ensino de Santa Rita/PB
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Educacionais. PDE Escola. Gestão escolar. Processo Ensino e Aprendizagem. Sistema Municipal de Santa Rita/PB.
ÁREA: Educação
RESUMO: Nesta tese, lancamos um olhar sobre as Politicas Educacionais nos contextos macro e micro, ao analisar o Programa Federal Plano de Desenvolvimento da Escola ─ PDE Escola, no municipio de Santa Rita/PB. Nosso interesse por essa tematica justifica-se por compreender que o referido programa atua no desenvolvimento da gestao das escolas. Assim, evidenciamos as politicas publicas, sobretudo PDE Escola. Nosso objetivo geral e analisar os efeitos do PDE Escola para o desenvolvimento da gestao escolar no criterio de eficacia ensino e aprendizagem do Sistema Municipal de Ensino de Santa Rita/PB. O estudo foi realizado em uma escola que compoem o referido sistema. O fio norteador para abordarmos tal tema esta voltado as politicas publicas brasileiras destinadas a melhoria das escolas no ambito municipal. Nossa pesquisa deu enfase em documentos oficiais que regem as politicas publicas educacionais no Brasil, mais especificamente, em relacao ao programa PDE Escola. Alem disso, analisamos a Constituicao Federal (CF, 1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional (LDBEN Lei nº 9.394/1996), Plano Nacional de Educacao Lei nº13.005/2014(PNE), Plano Municipal de Educacao lei nº 1666/2014(PME). Alem disso, pautamo-nos na abordagem de analise dos dados no ciclo continuo de politicas de autores como Ball, (1989); Ball, Gold e Bowe (1992); Ball, (1994); Ball, Maguire e Braun (2016). Para fundamentar nossa escolha metodologica, optamos por (BOGDAN, BIKLEN, 1994), cujos pressupostos apontam para a necessidade de uma investigacao qualitativa, na qual a fonte direta de dados e o ambiente natural, consistindo o investigador o instrumento principal. Nessa perspectiva, realizamos um estudo de caso respaldados nos autores Stake (2012) e Yin (2010). Os dados que constituiram o corpus da pesquisa foram coletados atraves de aplicacao de entrevistas semiestruturadas e observacoes participantes. Os nossos objetivos; iniciais buscaram compreender o processo de atuacao do PDE Escola na Dimensao de Ensino e Aprendizagem; identificar o desenvolvimento das acoes objetivadas pelo PDE Escola; evidenciar quais os elementos do PDE Escola sao anunciados a partir da atuacao dos profissionais dos profissionais da educacao pesquisados; identificar no criterio de eficacia escolar ensino e aprendizagem. A partir dos requisitos curriculo organizado e articulado e praticas efetivas dentro de sala de aula para melhoria dos processos da gestao escolar do Sistema Municipal de Ensino de Santa Rita/PB. Na dimensao do Ensino e Aprendizagem, concluimos que diante das acoes realizadas pelos atores envolvidos no processo, contatamos os efeitos positivos, diante dos discursos dos sujeitos pesquisados, nestes discursos, destacam-se a autonomia financeira e pedagogica, a reorganizacao e a aplicacao de recursos de forma correta e como ponto negativo, ressaltam-se o aumento de trabalho e recursos insuficientes, alem da falta de envolvimento por parte de alguns. Assim, percebemos que o PDE Escola vem para somar as acoes da escola. Portanto, a pesquisa nos revelou, com base nas falas analisadas, que a gestao escolar e democratica e participativa quando se refere ao contexto dos resultados/efeitos, os profissionais da educacao sao os atores principais nesta arena de pressoes por resultados, pois sao eles que recriam e reinventam a politica, nos momentos de atuacao/encenacao, traducao e interpretacao.
Externo ao Programa - 2026826 - ANGELA CRISTINA ALVES ALBINO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES