PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA (PPGA)

Banca de DEFESA: LUANA FERREIRA CÂMARA GENOUD

DISCENTE: LUANA FERREIRA CÂMARA GENOUD
DATA: 24/02/2022
LOCAL: Por plataforma de videoconferência Google Meet
TÍTULO: SOBRE RESPEITAR TODAS AS VIDAS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO E DA COMERCIALIZAÇÃO AGROECOLÓGICA DA ECOVÁRZEA EM SUA FEIRA EM JOÃO PESSOA.
PALAVRAS-CHAVES: Alimentação agroecológica. Feiras. Agricultura Familiar. Assentamento. Gênero.
ÁREA: Antropologia
RESUMO: Esta pesquisa investigou, através de pesquisa etnográfica, a produção e o consumo agroecológico na feira da Ecovárzea (Associação das Agricultoras e Agricultores Agroecológicos da Várzea Paraibana) localizada na Universidade Federal da Paraíba, na cidade de João Pessoa/PB. O proposito deste trabalho foi compreender como a Ecovárzea, através da produção e comercialização de produtos agroecológicos, existe diante deste cenário alimentar hegemônico. Diante de um contexto no qual o Agronegócio, o nutricionismo, os supermercados, a lógica capitalista, a aceleração do espaço/tempo na modernidade e a inserção das mulheres no mercado de trabalho têm contribuído para que os saberes alimentares tradicionais (de produção e consumo), a preservação ambiental e a autonomia de todos os seres estejam em declínio, sendo substituídos pela indústria da alimentação. Desta forma, este estudo etnográfico fez uso dos conceitos de Ecologia da Vida e de Malha (Ingold 2000; 2012) para analisar este processo. Olhar a alimentação através de seu potencial de resistência e de superação da dicotomia natureza/cultura na formulação de uma nova perspectiva de mundo. Assim, é objetivo deste trabalho apreender como os clientes, os agricultores e as agricultoras, a UFPB (Universidade Federal da Paraíba), os movimentos sociais e o estilo da feira contribuem para este movimento.
Externo ao Programa - 1117951 - GUSTAVO FERREIRA DA COSTA LIMA
Presidente - 1722411 - MARCO AURELIO PAZ TELLA