PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA (PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: FABIANO LUCENA DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANO LUCENA DE ARAUJO
DATA: 12/06/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Reuniões - CCHLA/Campus I
TÍTULO: O FEITO & O OLHADO: Performances da aflição e a liturgia popular dos corpos em afecção
PALAVRAS-CHAVES: Antropologia da performance, Corporeidade, Agenciamento terapêutico, Benzeduras Católicas, Religiões de Matriz Africana
PÁGINAS: 201
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo apresentar o percurso da aflição manifesto em fluxos e agenciamentos terapêuticos dos interlocutores pesquisados, tendo como pano de fundo a religiosidade popular, e o recorte específico da benzeção no catolicismo popular e as religiões de matriz africana. O percurso da aflição refere-se ao contexto onde os sujeitos deliberadamente cruzam fronteiras no campo religioso e se inserem no plano ritual relativo à cura e resolução dos problemas cotidianos. As formas de inserção dos sujeitos em contextos rituais variam de acordo com o comprometimento segundo as agências procuradas e que demonstram os fluxos entre as agências e o pertencimento dos primeiros, como Performance. A perspectiva da performance acionada para analisar o agenciamento das aflições tem como o referência o esquema sobre a função ritual do sistema Transformação e Transporte, elaborado por Richard Schechner, o qual dialoga com a formulação de Victor Turner sobre o *corpus* Ritual Ndembu Ritual de Aflição/Ritual de Iniciação. Os regimes discursivos ou de experiência ritual *feito* e *olhado* traduzem uma diferenciação elementar quanto à i) noção de corpo e pessoa, ii) natureza e etiologia da aflição (modelo etiológico) e iii) aos procedimentos relativos ao tratamento da aflição (modelo terapêutico). O *sistema transportação-transformação* de Richard Schechner oportuniza identificar duas pistas de análise fundamentais para os modos de engajamento dos sujeitos abordados, no contexto dos agenciamentos terapêuticos: I) Uma diferenciação dos modos de relacionamento consciente com a ação, um “gradiente de concentração [no] e controle, domínio do contexto ritual” e II) que os agentes especialistas da cura, considerados aqui, oferecem propostas de rearranjo experiencial a partir da reorganização ou reenquadramento do vivido pelos sujeitos num cenário específico que lhes é proposto, por *liturgias ou* *serviços públicos *curativos; ou seja, há um vínculo sólido entre *liturgia e drama(turgia)*, como já previra Victor Turner.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1177988 - EDNALVA MACIEL NEVES
Externo à Instituição - FRANCIROSY CAMPOS BARBOSA FERREIRA
Presidente - 1487317 - MONICA LOURDES FRANCH GUTIERREZ