PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA (PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: LAIS CABRAL NECKEL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAIS CABRAL NECKEL
DATA: 21/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Por plataforma de videoconferência Google Meet
TÍTULO: “Entre o Emergencial e o Estratégico. Entre a Pandemia e o Pandemônio”: A Articulação Nacional de Emergência Cultural e a Lei Aldir Blanc.
PALAVRAS-CHAVES: Antropologia e Políticas Culturais. Articulação Nacional de Emergência Cultural. Pandemia. Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Antropologia Digital.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO: A seguinte dissertação tem como objetivo apresentar e discutir as ações realizadas pela organização política Articulação Nacional de Emergência Cultural, que emergiu e se articulou por intermédio de plataformas digitais no contexto da situação de pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2, conhecido como COVID-19. Realizou-se o acompanhamento das ações desenvolvidas pela organização no período correspondente a março de 2020 a agosto de 2021. A pesquisa centrou no processo de tramitação do Projeto de Lei nº 1.075/2020, o qual foi implementado por meio da Lei n°14.017/2020, conhecida como Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, sendo esta a pauta central da mobilização política na área do movimento de agentes culturais no período da pesquisa, assim como da organização. Desta forma, buscou-se compreender, como objetivo principal, a articulação do movimento e suas estratégias de mobilização em virtude da constituição de políticas de regulamentação para implementação de ações mediante a situação de calamidade pública no Brasil, assim como mediante o embate político no setor cultural no governo de Jair Bolsonaro. Como objetivos específicos destacam-se a análise da organização de um movimento político cultural no contexto de pandemia, a mobilização na constituição de uma política emergencial para o setor, as ações da articulação realizadas pelo meio digital como mobilização e pressão política e as negociações e estratégias políticas em virtude da aprovação do projeto de lei no Congresso Nacional. A partir da concepção do movimento de articulação, organizou-se uma agenda de atuações que se fez prioritária no setor cultural no contexto pandêmico por meio da realização de webconferências, reuniões setoriais, encontros regionais e etc. Os acompanhamentos e análises da pesquisa foram realizadas por meio digital, tanto no que se refere à constituição do campo de pesquisa quanto ao que se relaciona aos métodos aplicados. A pesquisa se debruçou no acompanhamento do cenário nacional, sobretudo nas ações desenvolvidas no âmbito do Congresso Nacional. No entanto, buscou aproximar diferentes níveis analíticos, trazendo também descrições de sujeitos e dados em uma escala local, referente ao município de Olinda e ao estado de Pernambuco, escalas estas que se apresentam conectadas em um campo político (TURNER, 2008) articulado.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1716293 - ALEXANDRA BARBOSA DA SILVA
Externo à Instituição - ANTONIO CARLOS DE SOUZA LIMA
Interno - 1149645 - LUCIANA DE OLIVEIRA CHIANCA