PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA (PPGA)

Banca de DEFESA: EVANIELLY SHEYLA VELOZO SILVA

DISCENTE: EVANIELLY SHEYLA VELOZO SILVA
DATA: 23/08/2022
LOCAL: Remota por plataforma de videoconferência Google Meet
TÍTULO: Ofensivas antigênero na Câmara Municipal de João Pessoa: uma análise sobre legislação e discursos
PALAVRAS-CHAVES: Ofensivas Antigênero. Câmara Municipal de João Pessoa. Neoconservadorismo. Linguagem Neutra. Documentos.
ÁREA: Antropologia
RESUMO: Eventos transnacionais, ocorridos na década de 1990 e organizados pela ONU, abriram espaço para um período de politização ativa e reativa acerca da noção de gênero e dos direitos reprodutivos e sexuais. Estudos identificam o momento como uma nova temporalidade, marcada pela criação de condições para a irrupção renovada e simultânea das políticas antigênero. Devido a ocupação massiva da extrema-direita em instituições públicas, como as Casas Legislativas, em países da América Latina, como o Brasil, as ofensivas antigênero têm assumido lugares de relevância em contextos de transição política. Atentando para a ausência de estudos voltados para a compreensão de como as ofensivas são construídas e pulverizadas em contextos locais, esta pesquisa se ocupará em fazer um balanço das cruzadas antigênero encontradas na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) do ano de 2016 até 2022. Tratará também de apresentar os fluxos institucionais e a tramitação de projetos de lei na Casa Legislativa a partir de uma etnografia dos processos legislativos, utilizando documentos de ação e registros encontrados no Sistema de Apoio Legislativo (SAPL). Como resultado, apresento uma análise acerca das tentativas de aprovação de projetos de lei sobre a proibição da linguagem neutra no município de João Pessoa, expondo os trâmites burocráticos e as manobras políticas e discursivas utilizadas em prol de suas aprovações, compreendendo que este assunto tem se tornado um dos temas atuais e constantemente atacados por alianças neoconservadoras, religiosas ou seculares.
Presidente - 1283466 - PEDRO FRANCISCO GUEDES DO NASCIMENTO
Interno - 1487317 - MONICA LOURDES FRANCH GUTIERREZ