PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA (PPGA)

Banca de DEFESA: RAQUEL VIANA DOS ANJOS

DISCENTE: RAQUEL VIANA DOS ANJOS
DATA: 29/08/2022
LOCAL: Sala 402 do CCHLA/UFPB
TÍTULO: EXPERIÊNCIAS DE MORADIA COLETIVA ENTRE JOVENS DE UMA RESIDÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPI – CAMPUS URUÇUÍ
PALAVRAS-CHAVES: Antropologia. Moradia estudantil. Juventudes. IFPI.
ÁREA: Antropologia
RESUMO: Esta pesquisa busca compreender as relações de sociabilidades que jovens estudantes estabelecem durante a experiência de moradia coletiva em uma residência estudantil mantida por um Instituto Federal em uma cidade do interior do Piauí. Tento compreender também suas trajetórias de chegada à residência estudantil e suas motivações por essa escolha para além de questões econômicas. Diante da impossibilidade de um campo físico, uma vez que com a pandemia, a residência-escola estava fechada, o contato com os interlocutores foi mediado pelas tecnologias digitais de comunicação e informação -TIC´S, e três encontros físicos, me fazendo refletir sobre os limites e alcances da etnografia em tempos de pandemia. Participaram desta pesquisa dez estudantes, de ambos os gêneros, entre residentes e ex-residentes além de três profissionais da instituição que trabalham diretamente na gestão e organização da moradia estudantil. Os dados obtidos durante a pesquisa indicaram o processo de consolidação da assistência estudantil no campus e as estratégias de convivência e superação de dificuldades dos estudantes durante as suas permanências na residência estudantil. Verifiquei nas falas dos meus interlocutores o reconhecimento da importância da existência de uma residência estudantil como uma ação que garanta o acesso e permanência destes ao ensino médio integrado e no ensino superior, oferecidos pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, Campus Uruçuí, além da ressignificação do espaço e das relações que são estabelecidas por eles no espaço.
Interno - 1722411 - MARCO AURELIO PAZ TELLA
Externo à Instituição - MARION TEODÓSIO DE QUADROS