PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA (PPGA)

Banca de DEFESA: VALCLECIA BEZERRA SOARES

DISCENTE: VALCLECIA BEZERRA SOARES
DATA: 30/09/2022
LOCAL: Por plataforma de videoconferência Google Meet
TÍTULO: Os Warao e a Interculturalidade: Propostas para uma educação escolar indígena migrante a partir da ACP/Roraima
PALAVRAS-CHAVES: Warao no Brasil; educação escolar; Roraima
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO: O Brasil tem vivenciado desde 2014, a chegada de grupos indígenas venezuelanos. O fluxo começa a se intensificar em 2016 e quantitativo maior corresponde a indígenas da etnia Warao, vindos do delta do rio Orinoco, região Nordeste da Venezuela. A fronteira pela qual entram no país fica localizada no município de Pacaraima/RR. Ao chegarem ao Brasil, parte desses grupos se deslocam para outras regiões do país, mas o Estado de Roraima continua com uma forte presença de indígenas venezuelanos, seja de novos grupos que chegam, seja dos grupos que permanecem no Estado desde a chegada. A permanência desses grupo desperta várias discussões e o quantitativo de crianças e adolescentes em idade escolar obrigatória que não estavam sendo atendidos levou a instauração de uma Ação Civil Pública (ACP), em 2018, provocada pelo Ministério Público Federal, cujos réus são a União, a Funai, o Estado de Roraima e os municípios de Boa Vista/RR e Pacaraima/RR. O objetivo da ACP é fazer com que os réus adotem as medidas necessárias para a oferta da educação escolar aos povos indígenas venezuelanos residentes em Roraima. Nesta dissertação, busco compreender como o atendimento escolar para os indígenas venezuelanos é pensado, a partir das posturas dos atores sociais envolvidos, através da análise do conjunto de documentos que compõem a ACP-Warao/RR e outras fontes consultadas.
Externo à Instituição - LUIS GUILLERMO MEZA ALVAREZ
Interno - 099.096.421-31 - MARIA ELENA MARTINEZ TORRES - UCB