PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA (PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: WALKIRIA DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALKIRIA DO NASCIMENTO
DATA: 23/05/2018
HORA: 09:00
LOCAL: SALA 511 - CCHLA/CAMPUS I UFPB
TÍTULO: MEIO DE FEIRA: UMA ETNOGRAFIA SOBRE ESTRATÉGIAS DE VENDA ENTRE FEIRANTES NA FEIRA LIVRE DE ITAPOROROCA-PB.
PALAVRAS-CHAVES: Estratégias de venda na feira livre. Espaço público. Sociabilidade.
PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO: Esta dissertacao tem como objetivo identificar e analisar as estrategias de venda de mercadorias em tres setores1 especificos da feira livre da cidade de Itapororoca, interior do estado da Paraiba. O recorte etnografico foi feito a partir dos setores de frutas, verduras e roupas, mais precisamente, feira de frutas, feira de verduras e feira de roupas, respectivamente. A abordagem teorica fundamentou-se em autores como Agier (2011), Goncalves e Abdala (2013), Leite (2001), Magnani (1996, 2002), Machado (2013), Paz (2016), Silva (2015), Sato (2012), Simmel (1983), Vedana (2004, 2008, 2013, 2017) e Velho (2013, 2011). Na perspectiva da Antropologia Urbana, o trabalho da enfase as discussoes sobre as apropriacoes do espaco publico e as sociabilidades e estrategias de venda em feiras livres. A pesquisa qualitativa teve como principal metodo a descricao etnografica que utilizou tambem a camera fotografica como tecnica de pesquisa. O intuito foi observar e compreender as praticas sociais e atividades desenvolvidas pelos feirantes percebendo as estrategias de venda que sao utilizadas para oferecer mercadorias em cada um desses setores. O foco da pesquisa se restringiu a observacao das relacoes sociais entre feirantes e fregueses, aqueles que vendem e que compram na feira. A feira livre acontece semanalmente nos dias de segundafeira e atrai um publico diversificado vindo de todo o municipio e cidades circunvizinhas. O espaco publico da feira encanta todos aqueles que passam por ali com sua variedade de mercadorias, cores, cheiros, sons e sabores, alem de ser palco para diversas manifestacoes sociais, religiosas, culturais e politicas. E nesse contexto heterogeneo de pessoas, mercadorias e manifestacoes culturais, que os feirantes fazem uso de estrategias variadas para vender suas mercadorias, e ao mesmo tempo, reforcar os lacos de sociabilidade com os fregueses.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 447569 - LARA SANTOS DE AMORIM
Interno - 1722411 - MARCO AURELIO PAZ TELLA
Externo à Instituição - VANDERLAN FRANCISCO DA SILVA