PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS (AGROECOLOGIA) (PPGCAG)

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA)

(83)3533-5830/5830

Banca de QUALIFICAÇÃO: IVAN SERGIO DA SILVA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVAN SERGIO DA SILVA OLIVEIRA
DATA: 28/11/2019
LOCAL: PPGCAG/CCHSA
TÍTULO: ECOLOGIA REPRODUTIVA DE CACTÁCEAS EM POPULAÇÕES NATURAIS NO BREJO E AGRESTE PARAIBANO
PALAVRAS-CHAVES: Biologia floral; viabilidade polínica; sucesso reprodutivo; facheiro; mandacaru
RESUMO: RESUMO A família Cactaceae compreende 1450 espécies de grande ocorrência no continente americano e o Brasil, o terceiro centro de diversidade das Cactáceas. O conhecimento científico acerca dessa família é de suma importância para a conservação e manejo no seu habitat natural. Portanto, o objetivo do trabalho foi realizar um estudo sobre a ecologia da reprodução de Pilosocereus pachycladus subsp. pernambucoensis e Cereus jamacaru (DC) (Cactaceae), em duas populações localizadas no Brejo e Agreste Paraibano. O trabalho está estruturado em dois capítulos: Capítulo I - VIABILIDADE POLÍNICA, BIOLOGIA FLORAL E DE FRUTOS DE DUAS ESPÉCIES DE CACTÁCEAS. Foram demarcadas 30 matrizes de P. pachycladus e 30 de Cereus jamacaru (DC) em população natural localizada no Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Campina Grande, PB, destas, 30 flores e 30 frutos de cada espécie foram coletadas para avaliações biométricas e de viabilidade polínica em laboratório. As avaliações da viabilidade polínica foram realizadas com auxílio do reativo de Alexander, a biometria de frutos e flores foram aferidas com auxílio de paquímetro digital, balança semianalítica e régua graduada no laboratório de biologia do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba. Ambas as cactáceas estudadas apresentaram alta viabilidade polínica (<90%) e sistema reprodutivo por xenogamia facultativa. As flores são hermafroditas com grande quantidade de pólen e anteras. Os frutos são grandes, e com alta quantidade de sementes. Capítulo II – SUCESSO REPRODUTIVO DE CACTÁCEAS NATIVAS. O estudo foi conduzido em campo, foram demarcadas 30 matrizes de P. pachycladus e 30 de Cereus jamacaru (DC). O sucesso reprodutivo foi observado em 60 botões florais de cada espécie em dois tratamentos; (1) Autopolinização espontânea e (2) Controle (condições naturais). Ambas as espécies optam pela reprodução por alogamia, haja vista que a quantidade de frutos formada por autopolinização foi baixa. Observou-se alta taxa de abortamento de flores para as duas espécies. A viabilidade do pólen, biologia floral e o sucesso reprodutivo de dada espécie são fundamentais para o entendimento da sua preservação, conservação e perpetuação em ambiente natural.
Externo ao Programa - 1414236 - GILVANEIDE ALVES DE AZEREDO
Externo ao Programa - 071.402.164-44 - THIAGO DE SOUSA MELO - UFPB