PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS (AGROECOLOGIA) (PPGCAG)

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA)

(83)3533-5830/5830

Banca de DEFESA: MOISES BITTAR DE ARAUJO

DISCENTE: MOISES BITTAR DE ARAUJO
DATA: 31/07/2020
LOCAL: https://meet.google.com/kts-fmby-wnp
TÍTULO: RESPIRAÇÃO EDÁFICA E CINÉTICA DE DECOMPOSIÇÃO DA FITOMASSA DE GLIRICÍDIA (Gliricidia sepium (Jacq.) Walp.) EM SISTEMAS DE USO E MANEJO DO SOLO
PALAVRAS-CHAVES: Emissões de CO2; bioquímica do solo; oxidação da matéria.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Ciência do Solo
ESPECIALIDADE: Manejo e Conservação do Solo
RESUMO: O aumento na concentração de CO2 na atmosfera terrestre é a principal causa do aquecimento global, representando cerca de 60% das emissões totais de GEE (Gases do efeito estufa). Sendo assim, uma alternativa profícua de quantificar o CO2 desprendido do solo convém analisar a atividade microbiológica coesa ao processo de decomposição da biomassa residual - peça chave para compreender o funcionamento dos processos bioquímicos que se processam nos ecossistemas e agroecossistemas. O estudo teve o objetivo de investigar a respiração edáfica e a decomposição da fitomassa foliar (Gliricidia sepium) em diferentes sistemas de uso e manejo do solo. O experimento foi conduzido no campus III, Universidade Federal da Paraíba, no município de Bananeiras, PB, em quatro diferentes sistemas de uso e manejo de solo: SAF com café, Fragmento de Floresta, Pastagem e Mandala, contudo, o Fragmento de Floresta foi descartado para o estudo da decomposição foliar. Para o estudo da respiração edáfica decorreu em parcelas subdivididas com nove repetições em delineamento inteiramente casualizado, as parcelas representam os sistemas e as subparcelas os períodos noturno e diurno. O CO2 emitido do solo dos sistemas testificou através do método químico de Grisi (1978), resultando na concessão da captura do CO2 emitido do solo através de uma solução alcalina. No que se refere ao estudo da decomposição foram selecionados oito períodos de avaliação: 7°, 14°,... 56° dias respeitando um intervalo de sete dias entre os períodos de avaliação. O método utilizado em aferir as variações de decomposição da fitomassa foliar facultou por intermédio de bolsas de náilon “litter bages, método proposto por wieder e lang (1982). Porções de 10g foram pesadas (após serem limpas e desidratadas em estufa de circulação a 65° até atingir peso constante) e introduzidas nas respectivas bolsas. Analisaram os parâmetros de massa remanescente, constante da decomposição (K) e o tempo de meia vida T1/2 do material foliar, além dos parâmetros complementares: precipitação pluviométrica, temperatura, umidade e parâmetros químicos do solo. Os dados coletados para análise estatística de ambos estudos foram submetidos ao teste de Shapiro-Wilke e Kolmogorov-Smirnov, bem como certificou a verificação da homogeneidade da variância aplicando-se o teste de Bartlett, os dados das variáveis repostas não atingiram à aderência de normalidade sendo atestado a transformação em logaritmo natural, em seguida foi aplicado a ANOVA e o teste de tukey (pr<0,05%). Os resultados corroboram que houve significância para efeito de interação entre os tratamentos (Sistemas e Períodos) bem como para cada tratamento isolado, de modo que o SAF com café assegurou maior ascensão de produções de CO2, seguindo a ordem, logo depois vem Mandala, Pastagem e Floresta. Por outro lado, ao estudo da decomposição, verificou efeito significativo isolado apenas para os períodos de avaliação (tempo), testemunhou-se que a maior perda de massa seca somada aos três sistemas (SAF com café, Mandala e Pastagem) foi testemunhada no 49° dia de avaliação. Conclui-se que a respiração edáfica apresenta comportamento de modo diferente nos sistemas de produção observados, ao passo que afeta distintamente no efluxo de CO2, por outro lado, a decomposição da biomassa foliar não diferiu (Pr<0,05%) para os sistemas – provavelmente, devido aos baixos índices pluviométricos analisado nos meses que sucederam o estudo da decomposição, fator substancial para intensificar a decomposição residual, houve diferença significativa para o efeito isolado período.
Presidente - 1821316 - ALEX DA SILVA BARBOSA
Interno - 338270 - ITALO DE SOUZA AQUINO