PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS (AGROECOLOGIA) (PPGCAG)

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA)

(83)3533-5830/5830

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSINALDO DA SILVA HENRIQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSINALDO DA SILVA HENRIQUE
DATA: 08/12/2020
LOCAL: Sala de aula do PPGCAG
TÍTULO: Frequência de irrigação no crescimento e produção de maracujazeiro amarelo em lisímetro com polímero hidroretentor
PALAVRAS-CHAVES: Hidrogel,Passiflora edulis Sims, Condutividade elétrica
RESUMO: O maracujazeiro amarelo é cultivado em países de clima tropical e subtropical, exercendo grande importância econômica e social no Brasil, onde também é destaque de maior produtor mundial, seguido do Peru, Colômbia e Equador. Objetivou-se avaliar o efeito da frequência de irrigação no crescimento, produção e qualidade do fruto de maracujazeiro amarelo acesso Guinezinho no solo sem e com polímero hidrorretentor. O experimento foi desenvolvido em área experimental do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras, PB. O solo da área foi caracterizado como um Latossolo Vermelho Amarelo, distrófico de textura franco arenosa. O delineamento experimental montado foi em blocos casualisados com quatro repetições de duas plantas por parcela em lisímetros de 156 dm3, com fatorial 2H x 3F, referente ao solo sem e com polímero com 2 g dm-3recomendado pelo fabricante e três frequências de irrigação, segunda e quarta-feira, segunda e sexta-feira, quarta e sexta-feira. Antes do transplantio, todos os tratamentos foram submetidos a irrigação para elevação da umidade a nível de capacidade de campo. As variáveis de altura de plantas e diâmetro do caule apresentaram efeito para o fator T (tempo) de maneira isolada a p<0,0001 e interações dupla para H x F a p<0,05. A condutividade elétrica do lixiviado apresentou-se dentro da faixa tolerável as plantas com uso do polímero, apresntando o tratamento F2 aos 120 DAT com menor média, porém sem difereças estatística. A presença do hidrogel®montrou resultados diferentes ao transplatio e aos 60 DAT com 128,8 e 58,8 minutos contra 133,0 minutos aos 120 DAT para Tfid e ainda a combinação dos fatores H x F2 mostrou diferença aos 60 DAT com média 48, 6 minutos de infiltração de água no solo, ou seja ao transplatio. O número de ramos produtivos foi influenciado com uma interação dos fatores H x T, apresentando um acréscimo de 29,06 % nos mesmos aos 180 em relação aos 110 DAT e 10,91% aos 140 DAT, o que constata que os dois fatores (H x T) são influenciadores no crescimento das plantas. Para a variável consumo hídrico diário, o fator tempo foi decisivo na economia de água com um volume de 1,50 e 1,46 L por dia aos 30 e 60 DAT respectivamente. Apesar da variável Ucc apresentar inferioridade no armazenamento de água em relação aos tratamentos sem o polímero, por outro lado obteve-se eficiência no consumo de água com uso do hidrogel®dos 30, 60 e 120 DAT, com 20,21%, 8,75% e 8,82 % de economia de água de irrigação, respectivamente. A análise de desdobramento apresenta diferençaestatistica aos 60 DAT para F1 com uma economia de 15 % de água, enquanto as F2 e F3 são iguais nesse mesmo período. A interação dos fatores: frequência x tempo proporcionou um rendimento de economia de água de 15% aos 60 DAT na frequência F1-segunda e quarta-feira e 8,40 % aos 120 DAT nessa mesma frequência e na F2-segunda e sexta-feira.
Interno - 1821316 - ALEX DA SILVA BARBOSA
Externo à Instituição - ANTONIO GUSTAVO DE LUNA SOUTO