PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS (AGROECOLOGIA) (PPGCAG)

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA)

(83)3533-5830/5830

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARMELITA ÉRICA AZEVEDO DE LUCENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARMELITA ÉRICA AZEVEDO DE LUCENA
DATA: 12/03/2021
LOCAL: Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias
TÍTULO: Fontes orgânicas e lâminas de irrigação no crescimento, produção, nutrição e qualidade do maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis SIMS)
PALAVRAS-CHAVES: Adubação orgânica, Evapotranspiração, Passifloraceae.
RESUMO: O maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis Sims) é uma planta de clima tropical e a espécie de maior importância econômica do gênero Passiflora. A necessidade de alternativas eficiente do uso de adubações e água, é um fator limitante para que a cultura tenha elevada produtividade, conferindo aporte para uma produção sustentável. Diante disso, objetivou-se avaliar os efeitos de fontes orgânicas de nutrientes e lâminas de irrigação sobre o comportamento vegetativo e produtivo do maracujazeiro amarelo, conhecido como “Guinezinho” pelos produtores da Paraíba e Rio Grande do Norte, e a fertilidade do solo. A pesquisa foi conduzida do Setor de Agricultura da Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras-PB. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, em arranjo fatorial 2 x 4, com quatro repetições e duas plantas por parcela. Os tratamentos foram resultantes da combinação de duas fontes orgânicas de adubação (esterco bovino e resíduo de sisal) e quatro lâminas de irrigação (40, 60, 80 e 100% da evapotranspiração da cultura). Foram avaliados o estado nutricional da cultura, a fertilidade do solo, o comportamento vegetativo e qualidade pós-colheita dos frutos do maracujazeiro amarelo. O resíduo do sisal proporcionou maior incremento dos macronutrientes, da soma de bases, capacidade de troca catiônica e condutividade elétrica. Em contrapartida, acidez potencial, saturação por bases e saturação por alumínio aumentaram em função do esterco bovino. Quanto a profundidade do solo, observou-se um maior teor de matéria orgânica na camada mais superficial e aumento de sódio e pH na profundidade de 0,20-0,40 cm do solo. O resíduo do sisal aumentou o teor de P do solo. As lâminas de 40 e 60% de evapotranspiração da cultura associadas ao esterco bovino e as lâminas de 40 e 100% de evapotranspiração da cultura combinadas com o resíduo de sisal, promoveram maiores teores de P, independente da profundidade do solo. O período do transplantio à poda da haste principal, diâmetro do caule no dia da poda da haste principal e incremento de crescimento do diâmetro caulinar do transplantio à poda da haste principal apresentaram os melhores desempenho ao receberam a adubação com resíduo de sisal e o fornecimento da lâmina de 100% de evapotranspiração da cultura. As lâminas de irrigação não interferiram na fertilidade do solo, incremento do crescimento do transplantio à poda da haste principal, taxa de crescimento absoluto do diâmetro caulinar, número de ramos produtivos no início da colheita e período do transplantio ao início da colheita. Quanto à taxa de crescimento absoluto em altura, período da poda da haste principal à poda da haste secundária e taxa de crescimento absoluto da haste secundária, à aplicação do esterco bovino associado as lâminas de 40 a 60% de evapotranspiração da cultura apresentaram as melhores respostas. Os nutrientes disponibilizados através da adubação (resíduo de sisal) forneceram suporte nutricional desde a formação inicial até o crescimento do maracujazeiro amarelo.
Presidente - 1354748 - RAUNIRA DA COSTA ARAUJO
Interno - 1857283 - BELISIA LUCIA MOREIRA TOSCANO DINIZ