PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS (AGROECOLOGIA) (PPGCAG)

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA)

(83)3533-5830/5830

Banca de QUALIFICAÇÃO: MOISÉS PAIVA DA ROCHA MENDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MOISÉS PAIVA DA ROCHA MENDES
DATA: 03/08/2021
LOCAL: meet.google.com/yha-izbd-ivj (sala virtual)
TÍTULO: Perfil dos consumidores e agricultores das feiras agroecológicas na Paraíba em tempos de pandemia de COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Agricultura familiar, Agroecologia, Comportamento, Desenvolvimento local, Mercado de alimentos.
RESUMO: Esse estudo teve o objetivo de caracterizar os consumidores e os agricultores familiares, feirantes, de feiras agroecológicas no estado da Paraíba durante a pandemia de COVID-19. A pesquisa realizada foi exploratório-descritiva e teve como campo experimental seis feiras agroecológicas distribuídas em três regiões do estado da Paraíba. As feiras estão localizadas em cinco municípios, sendo duas feiras em João Pessoa, região da Zona da Mata; duas na região da Borborema, sendo uma em Solânea e a outra em Serraria e duas feiras no Sertão do estado, nos municípios de Patos e Nazarezinho. As visitas nas feiras e aplicação dos questionários ocorreram no período entre outubro de 2020 e abril de 2021. Assim, foram aplicados 124 questionários com consumidores e 51 com agricultores. As questões levantadas foram sobre o perfil socioeconômico dos consumidores e agricultores, das motivações para o consumo de orgânicos, dos principais alimentos comprados nas feiras, fidelidade dos consumidores nas feiras, hábito e preferência na compra de alimentos, valor gasto em dinheiro por feira, ente outras questões. Também foram levantadas as principais dificuldades e avanços enfrentados durante a pandemia, como os agricultores que vendem nas feiras fizeram para se reinventar nesse cenário de novas formas de comercialização e se o auxílio ajudou os agricultores nessa crise. Podemos observar nos resultados que no geral, a maioria dos consumidores estudados são do gênero masculino, possuem mais de 30 anos, união estável, alto nível de escolaridade. Por outro lado, quando comparamos os dados por região, podemos constatar que o nível de escolaridade, grau de instrução e renda, são menores para as cidades do interior em relação com os dados obtidos nas feiras da capital. Vários agricultores tiveram que fazer mudanças na forma de comercialização, inclusive começaram a vender pelo Whats App, Delivery e pelo site. A maioria dos agricultores (88%) recebeu o auxílio emergencial e usaram o dinheiro principalmente na compra de alimentos e pagamento de contas diversas. Quando perguntados sobre os preços dos produtos, a grande maioria dos consumidores (68%) responderam achar o preço justo, já os agricultores que acham o preço justo representam 57% do total, enquanto 19% acha o preço abaixo dos mercados. Em relação a qualidade dos produtos, a grande maioria disse que são excelentes, já quanto a diversidade, 59% falou ser boa, enquanto apenas 12% acham excelente. Sobre a divulgação da feira foi dita razoável por 42% dos consumidores, enquanto 20% dos entrevistados ainda acharam fraca a divulgação. Diante dos dados obtidos no estudo concluímos que há uma diferença entre os consumidores da capital em relação ao restante do estado. Também podemos notar que alguns dos agricultores que mudaram sua forma de comercializar durante a pandemia irão levar essa adaptação para o período pós-pandemia. Concluímos também que mesmo os agricultores que ganham por feira até R$ 100,00 estão muito satisfeitos com seu trabalho na feira. Isso se deve também ao fato da feira agroecológica trazer bem estar e qualidade de vida ao se trabalhar com alimentos saudáveis e comercializando seus produtos diretamente com os consumidores, que em sua maioria valorizam bastante o trabalho desses agricultores.
Presidente - 2735989 - FILLIPE SILVEIRA MARINI
Interno - 073.136.074-58 - EMMANUEL MOREIRA PEREIRA - UFPB