PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS (AGROECOLOGIA) (PPGCAG)

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA)

(83)3533-5830/5830

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANO RAPOSO GUEDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANO RAPOSO GUEDES
DATA: 04/08/2021
LOCAL: meet.google.com/vhd-mapv-afe
TÍTULO: FERTILIZANTES ORGANOMINERAIS LÍQUIDOS COMO ATENUADORES DA SALINIDADE DA ÁGUA DURANTE A FORMAÇÃO DE MUDAS DO MARACUJAZEIRO AMARELO
PALAVRAS-CHAVES: Passiflora edulis Sims, estresse salino, insumos amenizadores, formas de aplicação, qualidade das mudas, fisiologia.
RESUMO: A cultura do maracujazeiro apresenta grande expressão socioeconômica para a região semiárida do Nordeste brasileiro, devido à aceitabilidade dos frutos e por oferecer rápido retorno econômico, principalmente na agricultura familiar. Entretanto, nessa região, a salinidade da água e do solo tem afetado a produção agrícola da cultura. Nesse sentido, o objetivo foi avaliar a ação de fertilizantes organominerais via pulverização e fertirrigação na atenuação da salinidade da água e do solo durante a formação de mudas de maracujazeiro amarelo. O experimento foi conduzido no setor de produção de mudas, no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba. Os tratamentos foram distribuídos em blocos casualizados com três repetições e quatro mudas por parcela, empregando o esquema fatorial (2 × 3 × 2), referente às irrigação com águas não salina (0,18 dS m-1) e salina (4,00 dS m-1), com aplicação dos fertilizantes organominerais, Codasal®, Aminoagro - raiz® e mistura de codasal® + aminao®-raiz (1/1), aplicados via pulverização e via fertirrigação, aos 10 e 40 dias após a emergência (DAE) . As variáveis biométricas avaliadas foram a altura da planta, diâmetro do caule, número de folhas, área foliar, matéria seca da raiz, do caule, das folhas, total, volume de raiz e índice de qualidade de Dickson. As variáveis fisiológicas avaliadas foram a fluorescência da clorofila, índice de clorofila a e as trocas gasosas e no final do experimento foi determinado a salinidade do substrato pela condutividade elétrica do extrato de saturação. O nível de salinidade do solo foi elevado, independente da água aplicada. Diâmetro do caule e área foliar foram as medidas morfométricas que tiveram o crescimento inibido pelos sais da água de irrigação. Os insumos orgânicos aplicados não atenuaram os efeitos da salinidade da água de irrigação e do solo.
Presidente - 1984335 - MANOEL ALEXANDRE DINIZ NETO
Interno - 071.402.164-44 - THIAGO DE SOUSA MELO - CAPES