PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS (AGROECOLOGIA) (PPGCAG)

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA)

(83)3533-5830/5830

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANAÍNA RIBEIRO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAÍNA RIBEIRO DA SILVA
DATA: 17/11/2021
LOCAL: https://meet.google.com/szb-ewxc-pox
TÍTULO: ANÁLISE DE CRESCIMENTO E COMPOSIÇÃO BROMATOLÓGICA DE ACESSOS E CULTIVARES DE PALMA FORRAGEIRA
PALAVRAS-CHAVES: Cactaceae, Forragicultura, Produção
RESUMO: Um dos maiores desafios para a agropecuária é a produção de forragens com qualidade e na quantidade adequada para a alimentação animal. Em virtude disso, objetivou-se avaliar o crescimento de acesso e cultivares de palma forrageira cultivadas no Brejo Paraibano. O estudo foi realizado em uma área de cultivo e em ambiente protegido, localizados no Setor de Agricultura da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Campus III, Bananeiras – PB. Os materiais comerciais foram obtidos do Instituto Agronômico de Pernambuco IPA, sendo duas palmas do gênero Nopalea (N. cochenillifera - Miúda, IPA Sertânia), cinco do gênero Opuntia (O. ficus-indica Redonda; O. stricta - Orelha de Elefante Mexicana, Orelha de Elefante Africana, clone de IPA 20 e Orelha de onça) e um acesso de Tacinga (T. inamoena). Com a realização desse trabalho determinou-se a altura de plantas (ALT), largura (LAR), comprimento (COM), espessura (ESP), área do cladódio (AC), e área fotossintética total (AFT), Taxa de crescimento absoluto caulinar (TCAC) e Taxa de crescimento absoluto do cladódio (TCACD) nas amostras advindas do campo e do viveiro. As cultivares Gigante e Orelha de Elefante Africana apresentam melhor performance de crescimento vegetativo para as condições de sequeiro no Brejo paraibano. A variedade que teve um crescimento mais lento foi a IPA-20. Para as condições em ambiente protegido e irrigado no Brejo paraibano, as variedades que tiveram melhor desempenho no crescimento foram a Gigante e a IPA-20, a que menos se desenvolveu foi a variedade IPA Sertânia.
Presidente - 1821316 - ALEX DA SILVA BARBOSA
Interno - 338270 - ITALO DE SOUZA AQUINO