PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS (AGROECOLOGIA) (PPGCAG)

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA)

(83)3533-5830/5830

Banca de DEFESA: JANAÍNA RIBEIRO DA SILVA

DISCENTE: JANAÍNA RIBEIRO DA SILVA
DATA: 06/12/2021
LOCAL: http://meet.google.com/nfv-fyfx-jww
TÍTULO: ANÁLISE DE CRESCIMENTO E COMPOSIÇÃO BROMATOLÓGICA DE CULTIVARES DE PALMA FORRAGEIRA
PALAVRAS-CHAVES: Opuntia, Nopalea, Bromatologia, Produção Vegetal
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Fisiologia de Plantas Cultivadas
RESUMO: A palma forrageira é uma das espécies mais importante para o forrageamento no nordeste brasileiro. Em virtude disso, objetivou-se avaliar o crescimento e composição bromatológica de cultivares de palma forrageira cultivadas no Brejo Paraibano. O estudo foi realizado em uma área de cultivo e em ambiente protegido, localizados no Setor de Agricultura da Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Campus III, Bananeiras – PB. Os materiais comerciais foram obtidos do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA. Utilizaram-se duas variedades do gênero Nopalea, Miúda (N. cochenillifera Salm-Dyck) e IPA-Sertânia (N. cochenillifera) e quatro cultivares do gênero Opuntia: Gigante (O. fícus-indica (L.) Mill.), Orelha de Elefante Mexicana (OEM) (O. stricta (Haw.) Haw.), Orelha de Elefante Africana (OEA) (O. undulata ), clone de IPA- 20 (O. ficus indica Mill). Com a realização desse trabalho determinou-se a altura de plantas (AP), largura (LC), comprimento (CC), espessura (EC), área do cladódio (AC) e área fotossintética total (AFT), taxa de crescimento absoluto caulinar (TCAC) e taxa de crescimento absoluto do cladódio (TCACD) nas amostras advindas do campo e do viveiro. As cultivares Gigante e OEA apresentam melhor performance de crescimento vegetativo para as condições de sequeiro no Brejo paraibano. A variedade que teve um crescimento mais lento foi a IPA-20. Para as condições em ambiente protegido e irrigado no Brejo paraibano, as variedades que tiveram melhor desempenho no crescimento foram a Gigante e a IPA-20, a que menos se desenvolveu foi a variedade IPA Sertânia. As variáveis analisadas para determinação bromatologica foram: matéria seca (MS), nitrogênio total (NT), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente neutro corrigida para cinza e proteína (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), hemicelulose (HEM), matéria mineral (MM), Proteína em detergente ácido (PIDA) e Proteína em detergente neutro (PIDN). As variedades de palma cultivadas em campo, no brejo paraibano e que apresentaram melhores resultados em relação a FDN e hemicelulose, que são frações mais digestíveis da fibra, foram Orelha de E. Africana, Orelha de E. Mexicana, Miúda e IPA-Sertânia. Em casa de vegetação, as variedades Miúda, Clone IPA-20 e IPA- Sertânia sobressaem-se em relação as demais. A variedade IPA-Sertânia destacou-se nos dois sistemas de cultivo testados. Para ambos os experimentos os acessos de palma pertencentes ao gênero Nopalea apresentaram maiores valores para FDN e hemicelulose, sugerindo, portanto, que são cultivares mais digestíveis.
Presidente - 1821316 - ALEX DA SILVA BARBOSA
Interno - 071.402.164-44 - THIAGO DE SOUSA MELO - CAPES